A paixão de Nathan Ganser pela internet e pelo empreendedorismo já não é de hoje. Quando tinha 16 anos, criou um blogue para apontar os erros que os treinadores pessoais do Gymnase de Morges, o ginásio que frequentava, cometiam durante as aulas. Em pouco tempo, foi descoberto. A administração não gostou e proibiu-o de frequentar o espaço, em junho de 2016. Em setembro, o adolescente partiu para a Grã-Bretanha.

A ideia era aprender inglês mas o futuro empreendedor cansou-se depressa. Resolveu então canalizar todas as suas energias para um sonho que acalentava desde criança. «Sempre me imaginei a dirigir uma empresa aos 17 anos», revelou em entrevista ao jornal suíço Le Matin. O resultado foi o projeto Webbiger.com, uma rede social que aproxima pessoas com interesses comuns.

«[O site promove] apenas encontros de pessoas que gostam das mesmas coisas, evitando assim as relações vazias que cultivamos através das amizades que mantemos no Facebook e no Twitter», afirma Nathan Ganser. Para ser membro, é preciso fazer uma inscrição e, depois de validado o registo, pagar entre dois a cinco francos suíços por mês, uma mensalidade que oscila entre 1,90 e 4,70 euros.

Em vez de perfis, os utilizadores têm uma lista com temas de discussão em várias línguas. «As pessoas clicam no que lhes interessa e falam instantaneamente, travando amizade com pessoas com quem têm afinidades», diz. Lançado em fevereiro de 2017 com um investimento inicial de 500 francos suíços, pouco mais de 465 euros, o projeto já conta com um colaborador, um informático indiano de 36 anos que trabalha a partir da Índia.

«Estamos em contacto permanente para desenvolver o site», explica Nathan Ganser. Para o arranque, o empreendedor vaudois contou com o apoio da família mas, para desenvolver o projeto, precisa de mais 12.000 francos suíços, cerca de 11.200 euros. Uma quantia que espera arrecadar através do projeto de crowdfunding Kickstarter. O pontapé de saída para o início da recolha foi dado no dia 27 de março de 2017.

Texto: Luis Batista Gonçalves