Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, conta com formação nacional e internacional em empreendedorismo, gestão e marketing pela Copenhagen Business School e The Hague University of Applied Sciences.

Para além da experiência profissional nas áreas da comunicação e inovação que desenvolveu desde cedo, venceu vários prémios e menções honrosas em vários concursos. São exemplos o EDP University Challenge, Nova Idea Competition, Prémios Lusófonos da Criatividade ou Carranca Redondo Award 2016 by Licor Beirão.

Quem é a Sara Aguiar, empreendedora?

A Sara Aguiar, empreendedora, é a mesma Sara Aguiar, ambiciosa, motivada, dedicada e otimista, que aos 18 anos se tornou independente e se mudou de Santa Maria da Feira para Lisboa, para aprender a mudar o mundo através da política. É a vida vivida muito intensamente e uma sensação invariável de vontade e ideias a mais, para tempo a menos.

Entrou no mundo do empreendedorismo com apenas 21 anos. Como e porquê tomou essa decisão?

Na verdade, penso que o mundo do empreendedorismo foi aquele em que vivi sempre. O entusiasmo com o que é novo, diferente e melhor, a dedicação desmedida ao desenvolvimento de ideias capazes de mudar o (meu) mundo e a certeza num futuro em que não há sonhos por realizar sempre foram a minha realidade.

Foi quando, aos oito anos, comecei a criar bijutaria de missangas e a levá-la comigo onde quer que fosse, para vender as minhas criações e conseguir fundos para comprar mais missangas, mais fio e mais embalagens, para repetir todo o processo outra vez. E também agora, aos 22, como cofundadora e diretora de marketing de uma startup que está a revolucionar o modo como se lançam os pequenos negócios em Portugal.

O que aconteceu aos 21 foi o inesperado abrir de uma porta de maior dimensão e responsabilidade, que me convidou a ocupar um lugar com um potencial impacto que, até aí, parecia apenas possível anos mais tarde, ao lado de pessoas com um percurso profissional incrível, com quem senti que podia construir o futuro.

Não foi exatamente o plano que previ, e para escolher entrar por essa porta optei, naturalmente, por fechar muitas outras, que seriam escolhas mais prováveis para esta fase da minha vida, mas faz parte. É um trade off constante que acaba sempre por valer muito a pena.

Na Ready2Start vende negócios prontos a lançar. O que contém exatamente esta oferta?

A Ready2start disponibiliza um catálogo de negócios com modelos validados, que contempla diversas áreas de atividade, e a partir do qual o futuro empreendedor escolhe o mais indicado para si, de acordo com os seus gostos, hobbies ou experiência profissional.

Todas as opções podem ser geridas em part-time e têm uma componente online muito forte. Depois de escolher e encomendar o negócio, recebe tudo o que precisa para lançá-lo em muito pouco tempo, dentro da Caixa Ready2Start.

Lá vai encontrar a estrutura inicial do Negócio com Marca, Modelo de Negócio, Website, Redes Sociais, Folheto Comercial, Estacionário e um Plano de Marketing. Inclui, ainda, um conjunto vasto de Planos de Ação que explicam passo-a-passo como realizar tarefas inerentes à gestão do negócio, assim como guias práticos que explicam a importância dessas tarefas através da teoria relacionada com as áreas da gestão, mas com uma linguagem simples e acessível.

Para além disto, inclui também o acesso à plataforma Ready2Start, durante três meses, que permite ter um negócio sem ter uma empresa, ao permitir a faturação através da própria Ready2Start, de modo a que numa fase inicial da experiência, em que ainda não é possível prever o grau de sucesso do negócio e é mais útil investir tempo na aquisição de clientes do que a lidar com burocracias, seja possível eliminar esse passo do caminho.

Porquê oferecer negócios prontos a lançar?

Porque acreditamos que todos deviam ter a oportunidade e a experiência de serem empreendedores, pelo menos durante um curto período de tempo, e mesmo que em simultâneo com outra atividade. Porque nem todos os empreendedores têm de ambicionar faturar milhões de euros ou construir tecnologia de ponta. Porque o empreendedorismo real, dos pequenos e nano negócios, é efetivamente o mais comum e aquele que necessita de mais ferramentas de ajuda, sobretudo na fase inicial. Porque há demasiados sonhos guardados em gavetas, facilmente transformáveis em realidade, e porque as estatísticas sobre as empresas que falem nos primeiros tempos de existência não têm de ser tão negativas.

Porque é arriscado e, muitas vezes, impossível, abdicar do salário que paga as contas, para dedicar todo o tempo (e dinheiro) ao lançamento e à gestão do negócio. No fundo, porque a Ready2Start quer ser a alternativa ao atual caminho possível, que não tem de fazer-se assim. Os negócios prontos a lançar eliminam as principais barreiras do método tradicional de lançar um negócio próprio, ao oferecerem todos os materiais e acessos mencionados na resposta anterior, e resolvendo muitos destes problemas.

5 dicas para os jovens que desejam lançar o seu próprio negócio:

Eu sou mais fã de clichés do que gosto de admitir. E embora a maior parte destas dicas advenha de mentes bem mais brilhantes e meritórias que a minha, e não sejam novas ou revolucionárias, são aquelas que eu procuro seguir todos os dias também, e que têm produzido maior impacto no meu percurso.

  1. Disciplina é palavra-chave. Estabelecer objetivos, definir uma estratégia e segui-la até ao fim, mesmo quando implica muito esforço e algum sacrifício, é o conselho número um.
  2. Prepara-te para as dificuldades. São mais os problemas dos que as soluções, e mais os momentos difíceis do que os divertidos. Nesses momentos, lembra-te que só suportando o que poucos estão dispostos a suportar, podes chegar a lugares onde poucos conseguem chegar.
  3. Tenta rodear-te de pessoas inteligentes, motivadas e bem-sucedidas. Todos adquirimos e refletimos os hábitos e as características das pessoas com quem passamos a maior parte do tempo, por isso garante que estás a escolher desenvolver-te positivamente sempre.
  4. Vai sempre mais longe do que os outros e do que foste na última vez. Ultrapassa-te sempre que tiveres oportunidade para fazê-lo e prova que é possível, a todos os que duvidam.
  5. Mantém-te saudável. Tem atenção aos alimentos que comes, faz exercício com frequência, descansa o suficiente e medita. Precisas de energia, força e saúde para conseguir gerir um negócio próprio.

Saiba mais sobre Mulheres à Obra aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.