Segundo o estudo “Voluntariado: missão e dádiva”, os voluntários missionários são maioritariamente mulheres, jovens, solteiros e com curso superior.

O estudo analisa as duas últimas décadas que ficaram marcadas pela partida de 4.000 voluntários, tendo recolhido dados junto de 57 organizações, através de 37 respostas obtidas aos questionários enviados.

Foram ainda aplicados 137 inquéritos a voluntários que frequentaram a formação FEC (Desenvolvido pela Fundação Fé e Cooperação) em 2010, ex-voluntários ou voluntários em missão no momento.

Analisados os dados o perfil do voluntário ficou definido: 75 por cento são mulheres, solteiros (cerca de 80%) e titulares de um curso superior (70%) ou habilitações académicas pós-licenciatura (15%).

Os jovens entre os 26 e os 35 anos são os que mais aderem (43%), seguindo-se o grupo até aos 25 anos (38%). Embora em número comparativamente muito menor, há voluntários a partirem em missão com idades muito mais avançadas.

De referir ainda que “quase 90% dos inquiridos afirmam professar uma religião e desses praticamente 70% declararam encontrarem-se envolvidos ativamente em vários organismos ligados à religião que professam”.

Fonte: Lusa

24 de abril de 2012

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.