Anualmente, são muitos os fotógrafos que submetem a concurso fotografias tiradas em locais do mundo surpreendentes, como provam as imagens vencedoras dos Sony World Photography Awards 2018, que acabam de ser anunciadas. Entre aquelas que são consideradas por muitos as melhores fotografias do mundo, há uma portuguesa. "Solidão", um jogo de luz e de sombras a preto e branco no meio de uma floresta nacional.
Uma fotografia submetida a concurso pelo fotógrafo António Coelho, natural da freguesia de Recarei, no concelho de Paredes. "A solidão está a afetar a nossa sociedade, através do efeito das redes sociais, por exemplo. Eu costumo ser bastante seletivo quando converto as minhas imagens para preto e branco. Neste caso, fi-lo porque ela me deu essa sensação de tranquilidade", admitiu o português à organização do certame.
"O resultado é a intensificação do sentimento associado", refere ainda o fotógrafo, que ganhou equipamento fotográfico da Sony e uma viagem a Londres para a cerimónia de entrega de prémios a 19 de abril e para a inauguração da exposição, que decorre de 19 de abril a 6 de maio.
Para além disso, verá a sua fotografia publicada no livro que reunirá as imagens de todos os vencedores deste ano. Uma obra que estará disponível nos próximos meses.
O concurso, já na sua décima-primeira edição, contou este ano com 319.561 participações, provenientes dos quatro cantos do mundo. "Julgar (...) permitiu-me descobrir trabalhos internacionais de alto calibre e de grande interesse. Ao escolher os vencedores, contam a composição, o impacto, a habilidade, o retrato de um evento único ou a apresentação de informação de uma nova maneira", justificou Zelda Cheatle, presidente do júri.
Comentários