Segundo dados do Relatório Mundial sobre a Deficiência (OMS, 2011), o problema da integração das pessoas com deficiência é uma questão de Direitos Humanos, havendo a homologação pela Assembleia das Nações Unidas a 13 de Dezembro de 2006, cujo objetivo é promover, proteger e garantir o usufruto pleno e igualitário de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por parte das pessoas com deficiência, promovendo, também, o respeito pela sua dignidade e reconhecendo na discriminação contra qualquer pessoas com base na deficiência em violação da dignidade e valor inerente à pessoa humana (Instituto Nacional de Reabilitação, 2011).

Também na Educação e Formação Profissional é comum estar associado um conjunto de barreiras e riscos de exclusão social para jovens com deficiência e/ou incapacidade. Além disso, revela-se drástico o aumento de jovens com perturbações mentais no campo da Formação Profissional. Isto representa um grande desafio para empregadores, formadores e professores que não têm o repertório adequado para tomar medidas ou o devido apoio para tal. Atualmente, os programas de educação e apoio nem sempre vão ao encontro dos requisitos específicos deste tipo de público, uma vez que acabam por ser enquadrados em categorias de deficiência genéricas.

A integração em Formação Profissional é um meio facilitador para a inclusão dos jovens que chegaram a um ponto onde as oportunidades e as respostas já não vão ao encontro das suas necessidades e expetativas, trabalhando durante o processo formativo competências profissionais, comportamentais, sociais e de cariz relacional, potenciando a sua vivência em sociedade.

O processo formativo promovido pela Fundação AFID garante a todos os que tomam parte a garantia à participação ativa em termos sociais, respeitando a individualidade de cada um, sejam elas de género, religião, étnicas, económicas, físicas, psicológicas, numa sociedade realmente inclusiva e igualitária na promoção de oportunidades, promovendo ao mesmo tempo uma mudança na mentalidade da sociedade, rumo a uma abertura face à diferença.

Falamos da verdadeira inclusão quando conseguimos tomar parte na construção de projetos de vida
Falamos da verdadeira inclusão quando conseguimos tomar parte na construção de projetos de vida AFID Diferença créditos: AFID Diferença

Desta forma, a todos os que recorrem ao serviço de Formação Profissional ao abrigo da Medida de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade na Fundação AFID Diferença, proporcionamos um serviço de Qualidade onde o Empowerment de cada um é a pedra basilar de todo o processo, auxiliando no desbravar sobre temáticas como o controle da sua própria vida, a participação na sua cidadania, e uma reflexão sobre a realidade da sua vida, promovendo a tomada de consciência da sua exclusão e falta de capacidade de decisão, identificar os recursos necessários que respondam às suas necessidades e orientar os formandos na tomada de decisão de forma assertiva.

Ao longo dos últimos três anos do grupo de formandos que terminaram a sua certificação na Fundação AFID Diferença, contamos com taxas de inclusão ativa acima dos 75%, mostrando-se uma meta bastante positivo, a grande maioria foram incluídos num pé de igualdade em termos contratuais, passando por um processo de selecção e recrutamento fora do regime especial.

Segundo o formador Armando Ferreira, “como experiência de integração e participação ativa em parceria, num dos cursos mais antigos lecionados na AFID, o de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes, tendo como cenário, e laboratório experimental, os fantásticos jardins que rodeiam o edifício sede da Fundação, pretendemos que os formandos aprendam técnicas bases de manutenção e jardinagem de espaços. Conhecer a morfologia básica das plantas; implementar e manter relvados e zonas ajardinadas, podar e limpar arbustos e árvores; usar máquinas e equipamentos de jardinagem (sopradores, cortadores, roçadores, etc.), plantar e cuidar de plantas ornamentais, são algumas das técnicas que pretendemos ensinar neste curso”, observou.

Proporcionando um ambiente o mais seguro possível, pretendemos que os formandos adquiram os conhecimentos e as técnicas através da experimentação e repetição de tarefas. Sendo essa a principal razão para o curso ser maioritariamente prático. Fomentamos a autonomia e, acima de tudo, a constante superação de si mesmos, vencendo dificuldades e receios.

Recorrendo a um grande parceiro da proximidade, o IKEA de Alfragide, proporcionamos uma primeira experiência pré-profissionalizante. Na companhia do formador, e sob a sua orientação, os formandos são desfiados a cuidar, manter e repor as plantas que são vendidas na seção de plantas vivas desta loja.

O curso de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes é adequado para formandos que gostem de estar ao ar livre, de realizar tarefas que exijam esforço físico e que não se importem de sujar as mãos na terra, nas plantas.

Caso de Sucesso: Queremos apresentar o J.

J era um jovem estudante com necessidades educativas especiais. Começou a frequentar a Fundação Afid com quinze anos de idade. A escola que acolhia o J propôs à Fundação Afid uma parceira para desenvolver uma atividade vocacional, um programa de treino pré-profissional, por um período de dois anos, uma vez por semana, J pode neste tempo experimentar as diferentes instalações e oficinas.

No seu plano individual foi identificada a facilidade com que o aluno aceitava a participação ativa nas tarefas propostas. Quando terminou a sua escolaridade obrigatória, J integrou de imediato o serviço de formação profissional na carpintaria.

No último ano de formação profissionalizante, enquadrou uma multinacional para fazer seu estágio, como trainee. Com essa experiência, J pôde solidificar o conhecimento e integrar o mercado de trabalho, sendo neste momento membro efectivo do staff da companhia que o tinha acolhido em estágio.

Na nossa opinião e experiência, todo o acompanhamento realizado ao longo dos anos que J esteve sob a nossa tutoria, contribui em grande parte para a sua integração numa vida ativa.

Falamos da verdadeira inclusão quando conseguimos tomar parte na construção de projetos de vida.

Autor: Dr. Edite Sobrinho - Coordenadora da Formação Profissional da Fundação AFID Diferença