Investir em ações não é a mesma coisa que pôr o dinheiro em certificados de aforro. Se as primeiras são mais arriscadas e potencialmente mais rentáveis, os segundos têm um rendimento mais modesto, mas garantem que o investidor não corre o risco de perder dinheiro.

Assim, antes de decidir em que produto investir e qual o peso que deve ter na sua carteira, é importante conhecer o seu perfil de investidor. Pode fazer o teste e descobrir qual é o seu com a ajuda do Simulador de Perfil de Investidor.

Que variáveis ajudam a determinar o tipo de investidor?

O perfil de investidor é definido por um conjunto de variáveis, tais como:

  • Idade;
  • Objetivos;
  • Horizonte temporal do investimento;
  • Nível de conhecimento dos mercados;
  • Situação financeira.

À partida, um investidor mais perto da idade da reforma estará menos disposto a arriscar perder dinheiro, pelo que tenderá a olhar para produtos mais seguros. No entanto, todas as outras variáveis vão entrar em jogo para ajudar a definir o tipo de investidor e os produtos mais adequados.

Tipos de investidor: Do defensivo ao arrojado

Há quem esteja na disposição de arriscar perder dinheiro em troca de retornos potencialmente mais altos e quem prefira a segurança mesmo que os ganhos sejam pequenos.

Assim, podemos identificar quatro tipos de investidor: defensivo, moderado, dinâmico e arrojado.

Defensivo

A principal preocupação é preservar o capital investido e não se importa com o facto de a valorização poder ser pequena. O importante é não perder o dinheiro que investiu.

Por isso, procura produtos de capital garantido e com prazos tendencialmente mais curtos, como depósitos a prazo.

Moderado

É alguém que procura rendibilidades ligeiramente superiores às das taxas de juro sem risco. Deste modo, está na disposição de assumir reduzidas perdas de capital. No entanto, os produtos de capital garantido continuam a representar a maior parte da sua carteira, embora com prazos mais longos.

Os certificados de aforro e do Tesouro são dois investimentos adequados a este perfil.

Dinâmico

É uma pessoa que procura alcançar rendibilidades superiores às das taxas de juro sem risco e, para isso, não se importa de assumir perdas moderadas de capital. Olha para o mercado numa perspetiva de médio e longo prazo, de forma a ter tempo de recuperar de eventuais desvalorizações que os produtos mais arriscados possam sofrer.

Alguns exemplos de investimentos para este perfil são ações, fundos PPR e obrigações.

Arrojado

Quer alcançar rendibilidades significativamente mais elevadas do que a média do mercado. Assim, investe em produtos arriscados, que podem levar a perdas de capital superiores ao valor investido.

É alguém com uma almofada financeira confortável e com um bom conhecimento sobre o modo de funcionamento dos mercados financeiros.