Os finalistas dos prémios Comedy Wildlife Photography Awards de 2018, que procuram as fotografias de animais mais divertidas, já foram divulgados. Das mais de 2.000 candidaturas, apenas 41 passaram à segunda fase. Ainda assim, a organização faz um balanço positivo da iniciativa. "O padrão de imagens, em termos de qualidade da fotografia, tem crescido a cada ano", garante Tom Sullum, um dos mentores do projeto.

Habitualmente, cerca de 30% dos concorrentes são profissionais. Os restantes 70% são amadores, "o que contribui para uma mais ampla variedade de animais fotografados", assegura o responsável. Aberta a todos, a competição tem o propósito de sensibilizar para a necessidade de preservação e de conservação das espécies. "Acreditamos que qualquer pequena ajuda pode fazer diferença nesta luta", afirma Tom Sullum.

"Ao seguir o site [da fundação ambientalista] Born Free e ao apoiá-los financeiramente, [as pessoas] já estão a dar um grande passo", sugere o responsável. Comprar o livro que resulta da competição, que será comercializado mais tarde e que inclui as fotografias que pode ver abaixo, é outra forma de auxiliar a causa. Os vencedores dos Comedy Wildlife Photography Awards de 2018 serão anunciados a 15 de novembro em Londres.

Os trabalhos dos candidatos serão apreciados por um painel de especialistas que terá em conta a excelência técnica da imagem, a originalidade do registo fotográfico e o sentido de humor atribuído ao título da fotografia. Além dos prémios dos profissionais, haverá um prémio do público, o Affinity Photo People’s Choice Award. As votações, abertas a todos, estão a decorrer online. Ao votar, habilita-se a ganhar um iPad.