A 34ª edição do Portugal Fashion abriu às 19h com o desfile de Storytailors no afamado 'Embaixada', no Príncipe Real, um dos corações de Lisboa. A dupla de alfaiates criou uma coleção para o próximo outono/inverno intitulada “Once Upon a future”, onde o Ingenious tailoring e Hot Couture são o mote. O desfile era aberto ao público e os modelos paravam primeiro numa espécie de montras e só depois saíam das mesmas para desfilar. Destaque para os visuais masculinos que também marcaram presença neste desfile!
Inspira-os o futuro e a vontade de descobrir, de explorar outras formas de vestir, de construir, de usar. Inspiraram-se nas matérias-primas portuguesas, na confeção, na criatividade e na luz nacional. Esta coleção fala-nos de uma luz e de um alfaiate. Uma herança de sangue, um sonho e uma promessa de viagem, já que o futuro é uma aventura em aberto! Aqui, o Burel reina como material de eleição, contraposto ao crepe georgette plissado, numa profusão de tons e cores. O espírito arquitetónico do calçado da marca portuguesa Guava complementa na perfeição os visuais desta coleção.
De seguida a passerelle transitou para a Academia das Ciências de Lisboa, onde às 21h foi a vez de Hibu e João Melo Costa, da plataforma Bloom, apresentarem as suas propostas. 'Wrach' foi o nome escolhido para a coleção de Hibu. Este contraste leva o olho para as formas geométricas assentes na desconstrução, que contrabalançam com formas suaves. A androginia, que marca o ADN da HIBU, também está presente. Esta é uma coleção em que o preto é soberano. A inspiração da coleção de João Melo Costa está entre o que somos e o que devemos ser. Questionar os limites de alguém e descobrir o que o define. Aceitar o indefinido como definição. A identidade de uma pessoa, assim como um “Data Center”, tem como base ligações complexas e aparentemente desconexas que nos refletem. Vestuário masculino retorcido? Feminilidade retorcida? A ideia é questionar a nossa individualidade e descobrir o que nos levou a ser.
A dupla Alves/Gonçalves, mais conhecida por 'Manéis' fechou o primeiro dia de Portugal Fashion com uma coleção ultra feminina e uma orquestra em cena. Silhuetas femininas de formas amplas e livres, dialogavam com sensualidade e espontaneidade entre a sofisticação e o primitivo. Intensidade nos detalhes, que exploram acabamentos manuais/artesanais, fundindo o urbano de hoje com o passado de acento mais tribal. Looks densos que mostram aplicações e adornos com galões dourados metálicos, penas, pelos falsos, brilhos bordados, em contraste com a rusticidade dos tweeds, dos jacquards de seda e veludo compactos, coloridos mas sofisticados na construção. Uma coleção eclética com um toque de emoção...
Veja todas as galerias dos desfiles do 34º Portugal Fashion aqui!
Comentários