Qualquer usuário frequente da internet e de redes sociais vê e partilha frequentemente vídeos, tornando-os virais, por vezes, sem se saber bem porquê.

Há vários elementos comuns nos vídeos virais, normalmente são curtos e não são maçadores. A criatividade e a originalidade são meio caminho andado, mas se quer criar um vídeo que se torne viral, há certas dicas e ingredientes que nunca falham. Veja quais:

1 Ser emotivo. Emoções e romance funcionam como palavras chaves nos vídeos da internet. Toda agente sente emoções, e o amor, seja pela família, companheiro, animais, ou outro, é algo que toda a gente sente e vive. Essa identificação faz com que se crie uma envolvência e consequente partilha, criando então um vídeo viral.

2 Habilidades. Os vídeos onde os protagonistas mostram as suas habilidades também tem grande potencial de se tornarem virais. Sejam de cantorias, dançar, hula hoop, magia, etc. Se o protagonista tiver um perfil que não seja facilmente identificado com o talento, melhor ainda.

3 Surpreendente. Esta é uma dica muito ampla e é aqui que a originalidade tem o papel principal para criar um vídeo viral com êxito. Proezas sobrenaturais, atividades que desafiam as leis da física, vídeos que desafiem os limites do ser humano, desportos radicais, entre outros.

4 Crianças. Filmes com crianças amorosas a cantar, bebés a gritar, chorar, rir ou a fazer outra coisa qualquer. A maior parte das vezes são vídeos caseiros, filmados pelo próprios pais, mas a taxa de sucesso é muito grande.

5 Animais. Tal como as crianças, os animais também são muitas vezes as estrelas dos vídeos virais. Os vídeos mais comuns são de animais domésticos a fazer proezas engraçadas.

6 Sexualização. Tudo o que envolve nus e imagens sensuais normalmente é muito partilhado pelos utilizadores da internet nas redes sociais. Neste caso, convém ter em conta as regras dos canais em que vai publicar para não bloquearem o conteúdo.

7 Seguir as tendências. Tal como na moda, também a internet segue tendências e há certas alturas em que algo é sucessos garantido. Quem não se lembrar das Flashmob, do Harlem Shake, dos vídeos do Dubmash ou do Bucket Challenge?