Deixar de fumar, levar a sério a inscrição no ginásio, fazer aquela viagem tantas vezes adiada. Se estes itens fazem parte da sua lista de resoluções para 2020, acrescente mais um: descobrir ou desfrutar ainda mais do prazer da leitura. A Wook deixa-lhe uma lista de sugestões para o ajudar na escolha. Dê largas às suas preferências e faça dos livros os seus companheiros inseparáveis no novo ano.

"O Meu Lar Criativo"

Farto/a de olhar para a mesma decoração da sua casa, todos os dias? E se desse um toque de originalidade ao quarto, à sala, ou mesmo a toda a casa? Neste livro encontra 25 ideias criativas e simples, e que pode fazer você mesmo/a, acrescentando o seu toque pessoal. Todos os projetos são explicados passo a passo e não implicam grandes custos.

"O Livro da Selva Empresarial", Liliana Silva Cerqueira

Um guia útil para quem está a iniciar o seu percurso profissional e ambiciona construir uma carreira. Entre mandamentos para a sobrevivência, reflexões, exemplos práticos e relatos de situações do dia a dia das empresas, de uma forma divertida e inspiradora, o leitor é convidado a fazer a mudança. Isto, sem se deixar devorar no meio da selva, é claro!

"Petiscos", Edith Bailey

Um livro que faz falta na estante de qualquer cozinha, para recorrer sempre que há encontros de amigos ou almoços de família. São 30 receitas fáceis para petiscos e lanches, desde um saudável húmus a diversos molhos, passando por bolinhos de peixe, asas de frango e deliciosas almôndegas.

"Bartleby, o Escrivão", Herman Melville

Respondendo a um anúncio de emprego para escrivão, Bartleby apresenta-se com um ar respeitável, algo não bate certo. Se de início se mostrava um empregado prestável, logo começa a recusar trabalho, dizendo apenas: "Preferia não o fazer." Assim começa a história de Bartleby, desafiando qualquer lógica, e o que começa por ser entendido como uma farsa, evolui para uma inexplicável tragédia.

"Êxito", Jordi Urbea, Gabriel García de Oro

Ficaria surpreendido com a quantidade de ensinamentos que podemos ir buscar ao mundo do desporto, aplicando-os às nossas vidas pessoais e profissionais. É disso mesmo que trata este livro, que revela as 11 chaves da motivação, do sucesso e da liderança vistas a partir dos melhores treinadores do mundo — do autoconhecimento à comunicação, da capacidade de planificação à força mental.

"Adeus, Até Amanhã", William Maxwell

Numa quinta do Illinois, nos anos 1920, um homem é morto e há dois rapazes que terminam irremediavelmente uma amizade. O narrador reconstrói os eventos e revela os remorsos de uma vida inteira, tanto das crianças como dos seus pais. Maxwell, que foi editor de ficção da revista The New Yorker, cria aqui um clássico luminoso sobre o amor e a perda. Um pequeno romance perfeito, nas palavras do Washington Post Book World.

"Zé Pedro — Uma Biografia", André Rito

Figura central dos Xutos & Pontapés, o nome de Zé Pedro é indissociável da história do rock nacional. A vida do carismático guitarrista, bem como a sua rebeldia muito própria, é celebrada nesta biografia pela mão do jornalista André Rito. Amigos e familiares recordam o percurso de Zé Pedro, desde os primeiros concertos à consagração dos Xutos, passando pelas dificuldades pessoais, o afastamento e reaproximação da banda e o famoso bar Johnny Guitar.

"Vigilância Massiva, Registo Permanente", Edward Snowden

O ex-funcionário da CIA e da NSA surpreendeu o mundo em 2013 quando divulgou alguns dos segredos mais bem guardados dos serviços secretos americanos. Snowden revela neste livro a crise de consciência que o assolou e as razões que o levaram a denunciar o sistema de vigilância massiva que ajudou a montar, expondo a colaboração entre a espionagem e as grandes multinacionais da era digital.

"Chefs Sem Reservas", Nelson Marques

Alem de génios na cozinha, os grandes chefs mundiais são, muitas vezes, personagens temperamentais, autênticos enfants terribles. Mas qual é na verdade a receita do seu sucesso? Trabalho árduo ou simples ousadia? Que caminhos e obstáculos tiveram de ultrapassar para chegar aonde chegaram? Numa série de entrevistas, o jornalista Nelson Marques revela o lado desconhecido de dez grandes chefs da cozinha internacional, os seus erros e lições de vida.

"Os 200 Melhores Percursos de Trekking de Portugal", Miguel Judas

Sendo apaixonado pelos caminhos mais alternativos do Portugal profundo, o jornalista Miguel Judas partilha neste guia 200 percursos para descobrir a pé as paisagens mais incríveis do nosso país. Diz-se que o importante não é a chegada, mas o caminho que se faz — razão mais que suficiente para partir à descoberta das serras e montanhas, das planícies e rios, das ilhas, praias e cidades, mas também do património e das gentes deste Portugal tão diverso.

"O Tatuador de Auschwitz", Heather Morris

Baseado na história real de Lale Sokolov, que foi forçado a tatuar os números de prisioneiro nos braços dos seus companheiros em Auschwitz-Birkenau, este é um romance avassalador sobre um dos momentos mais negros da humanidade, o Holocausto. Na fila, à espera de ser tatuada, aterrorizada e a tremer, Lale depara-se com Gita — e assim começa uma história de amor e sobrevivência no meio dos horrores de um campo de concentração.

"Sobreviventes — O Rock em Portugal na Era do vinil", Pedro de Freitas Branco

Eis uma autêntica enciclopédia do rock nacional para os amantes da música portuguesa. Desde os pioneiros dos anos 1960 à criatividade nos anos 1970 (Sheiks, Quarteto 1111, Sérgio Godinho, Banda do Casaco...), até à explosão da década de 1980 e maturidade artística dos anos 1990 (Rui Veloso, UHF, GNR, António Variações, Xutos & Pontapés...) é traçado o contexto histórico e a importância social e cultural da música rock portuguesa.

"O Pequeno Grande Livro da Maquilhagem", Inês Franco

Maquilhadora profissional de estrelas da televisão há mais de 20 anos, Inês Franco possui o seu próprio atelier, além de dar formações e workshops. Neste livro partilha todos os segredos e as dicas mais práticas e fáceis para uma maquilhagem impecável, fazendo sobressair o melhor de cada rosto. Qual é a base certa para si? Quer fazer um eyeliner perfeito? Disfarçar manchas ou olheiras? Não há problema. Está ao seu alcance criar a melhor versão de si própria.

"Caderno Criativo", Jocelyn De Kwant, Sanny Van Loon

Estamos na reta final de mais um ano, a oportunidade perfeita para parar e respirar fundo. Anda constantemente sem tempo e a correr de um lado para o outro? Sempre a pensar no que tem de fazer? Prometa a si próprio que no próximo ano vai dedicar-se à atenção plena: ou seja, vai abrandar e ligar-se ao mundo que a rodeia, refletir e dar valor às coisas que realmente importam. Este Caderno Criativo ilustrado tem como missão ajudá-lo nessa nova forma de estar na vida, recuperando o fluxo de criatividade.

"Cozinha com Twist", Filipa Gomes

Quem consegue resistir a uma cozinha com twist? Neste novo livro, Filipa Gomes revela as suas 120 melhores receitas para comer bem e ser feliz, com o estômago bem aconchegado e sempre de sorriso nos lábios. Desde receitas para pequenos-almoços e lanches à comida tradicional portuguesa reinventada, dos sabores além-fronteiras às receitas para dias de festa ou mesmo aquelas mais básicas para os dias de preguiça, só não cozinha (ou come) quem não quer!

"M#rda! Amo-te", Pedro Chagas Freitas

Não há no mundo nada mais contraditório que o amor. É ao mesmo tempo a pior e a melhor coisa do mundo. No mais recente romance de Pedro Chagas Freitas, que já nos habituou a perscrutar as mais incríveis profundezas do amor, as perguntas sucedem-se. Saberemos mesmo quem somos? Conhecemos mesmo a pessoa que amamos? O que somos capazes de fazer por amor? Vamos descobrir a história do encontro entre uma escritora de livros infantis e um humorista, numa paixão tão arrepiante quanto viciante.

"As Gémeas de Auschwitz", Eva Mozes Kor, Lisa Rojany Buccieri

Auschwitz foi palco das maiores atrocidades contra o ser humano. Neste relato na primeira pessoa ficamos a conhecer a história de duas irmãs gémeas oriundas da Roménia, Eva e Miriam, que seriam separadas dos pais num campo de concentração e submetidas a vários exames e experiências por parte do infame Dr. Mengele. Os gémeos idênticos suscitavam o interesse dos nazis nas suas experiências científicas, testando os limites do ser humano, frequentemente, até à morte.

"Bowie — Uma Biografia", María Hesse

David Bowie foi um dos artistas mais multifacetados e desconcertantes da história da música — um verdadeiro artista-camaleão que marcou várias gerações —, desafiando permanentemente as regras e reinventando-se múltiplas vezes. Esta biografia ilustrada é um olhar artístico sobre a vida e a vasta carreira de Bowie, os seus enigmas, mistérios e sentido de humor espirituoso.

"José Afonso ao Vivo", Adelino Gomes, José Afonso

A obra ímpar de Zeca Afonso está mais completa, graças à descoberta de gravações inéditas de dois concertos dados em maio de 1968, na Queima das Fitas de Coimbra, e em 1989, na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço. Esta edição de grande formato inclui dois CDs, um vinil e um livro profusamente ilustrado, no qual o jornalista Adelino Gomes traça o contexto sociopolítico das épocas em que aconteceram os concertos. Uma obra de inestimável valor documental sobre o cantor da liberdade.

"Mais 35 Anos de Democracia - Um Percurso Singular, Memórias Políticas III (1982-2017)", Diogo Freitas do Amaral

Este é o terceiro volume das memórias políticas de Freitas do Amaral, figura incontornável da política e da construção da democracia portuguesa, e que faleceu em outubro deste ano. O volume aborda o percurso multifacetado de Freitas do Amaral entre 1982 e 2017. Nas palavras do próprio: "Sonhei coisas grandes: e, felizmente, vivi muitas."

"Comer Para Curar", William W. Li

Nunca é tarde para repensar os hábitos alimentares. Mas mais do que comer de forma saudável, este livro apresenta estratégias de alimentação com vista à prevenção de determinadas doenças. O médico William Li revela como alguns alimentos podem melhorar a saúde, fortalecer os sistemas de defesa e ajudar a combater o cancro e as doenças cardiovasculares ou reduzir o risco de demência. Não pense naquilo que tem de evitar, mas antes nas boas escolhas alimentares que pode fazer.

"Porto, Profissões (quase) Desaparecidas", Germano Silva

Tendo vivido quase toda a sua vida no Porto, o jornalista Germano Silva recupera algumas das memórias da Cidade Invicta. As profissões mais típicas que faziam parte do quotidiano portuense, os pregões e os ofícios que, entretanto, caíram em desuso (ou foram modernizados) são aqui resgatados e celebrados, como postais de uma época que já não volta. O leitor vai ainda descobrir que truques usavam as leiteiras para rentabilizar o negócio, ou porque é que os moleiros eram malvistos pela Igreja.

"Acabe com as Dores nas Costas", Pedro Figueira

Sete em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas, um problema que tem consequências como absentismo laboral e perda de qualidade de vida. No dia a dia cuidamos tão mal das costas que nem nos apercebemos como os nossos comportamentos podem fragilizar-nos para o resto da vida. Este livro do quiroprático Pedro Figueira apresenta seis passos para ter uma coluna mais saudável sem recorrer a medicamentos, entre exercícios simples e alterações que pode fazer no seu quotidiano.

"Uma Beleza que nos Pertence", José Tolentino Mendonça

Este livro reúne uma seleção de aforismos e citações sobre o sentido da vida, a beleza das coisas e a presença de Deus, com base na extensa obra de ensaio, crónica e poesia de José Tolentino de Mendonça. Uma escrita que oscila entre o poético e o confessional, dirigindo-se diretamente a cada leitor, a cada um de nós, buscando um caminho ou a luz perdida da comunhão com o infinito.

"4 Horas por Semana — Trabalhar Menos, Produzir Mais", Timothy Ferriss

Uma leitura obrigatória nos tempos que correm, em que as diversas pressões na vida pessoal e profissional não parecem na verdade levar a algum lado. Andamos sempre cansados, trabalhamos que nem escravos para termos poupanças e reforma, mas será que estamos efetivamente a viver? Neste livro somos apresentados ao conceito de viver mais e trabalhar menos. Não se trata de cultivar o ócio, mas sim de reescrever as regras do trabalho e ganhar tempo para aquilo que lhe dá prazer.

"Última Paragem Auschwitz", Eddy de Wind

Os horrores do campo onde milhares de pessoas foram enviadas para a morte, relatados por alguém que sobreviveu. Em 1943, o médico judeu Eddy de Wind e a sua mulher foram deportados para Auschwitz. Quando os russos se começam a aproximar do campo, no outono de 1944, os nazis decidiram apagar os seus vestígios e foi ordenado aos prisioneiros que seguissem nas infames "marchas da morte". Mas Eddy escondeu-se e começou a escrever sobre o mal de que o ser humano é capaz.

"Eu, Elton John", Elton John

Nascido Reginald Dwight, Elton John é um dos cantores-compositores pop de maior sucesso de todos os tempos. Nesta autobiografia, o artista partilha a sua história ao longo de sete décadas, com a sua habitual frontalidade e bom-humor. Uma vida extraordinária pautada por altos e baixos, desde o primeiro concerto nos EUA à relação conturbada com os pais, da amizade com grandes nomes como John Lennon, Freddie Mercury e George Michael às noites loucas no Studio 54; das tentativas de suicídio à relação amorosa com David Furnish.

"Queijaria do Chef", Diogo Rocha

Sendo um ingrediente imprescindível da cozinha portuguesa, o queijo é um alimento essencial que vale por si só, acompanhado de fruta ou incorporado em receitas nas quais assume o protagonismo. Para amantes de queijo, e também para quem procura mais informação sobre os métodos de produção, sugestões de petiscos ou como fazer a harmonização com vinhos, este guia de queijos portugueses é o complemento perfeito para qualquer gastrónomo.

"Manual do Bom Fascista", Rui Zink

Com uma ironia em cada esquina, Rui Zink traz-nos um compêndio em 100 lições sobre a ascensão do fascismo, refletindo sobre o modo como todos contribuímos para a propaganda desta ideologia. No entanto, talvez o leitor chegue ao final a descobrir coisas que não gostaria sobre si próprio. Um retrato mordaz da sociedade, que ajuda a descobrir o bom fascista que temos dentro de nós – a bem da Nação, claro está.

"Britt-Marie Esteve Aqui", Fredrik Backman

Esta é a história de Britt-Marie, uma pessoa que espera que as coisas sejam feitas de uma determinada forma. Metódica e ciosa das suas rotinas, nem sempre é compreendida pelos outros, que a veem como excessivamente crítica e disciplinada. Um dia, Britt-Marie descobre que o marido lhe foi infiel — e a sua vida, outrora perfeitamente organizada, fica caótica. Uma narrativa engraçada e comovente sobre sair da zona de conforto.

"Adeus, Coisas", Fumio Sasaki

Numa época em que, tantas vezes, o sucesso é medido pelas coisas que se possuem e pela comparação com aquilo que os outros têm, este livro ensina a arte de encontrar a felicidade ao escolher uma vida mais simples. O movimento minimalista rejeita o excesso e privilegia o essencial e, através da sua própria experiência, Fumio Sasaki mostra como é libertador dizer adeus a tudo aquilo que é acessório nas nossas vidas.

"Poemas e Canções I", Leonard Cohen

Passaram três anos desde a sua morte, mas a doce e misteriosa voz de Leonard Cohen continua bem viva. Poemas e Canções é a mais vasta antologia até hoje publicada, reunindo vários poemas inéditos e os principais textos da sua produção literária e musical. Trata-se de uma viagem imaginária através da beleza, do horror, do amor e do desespero patente na obra memorável do cantor canadiano.

"As 99 Melhores Receitas do Casal Mistério", Casal Mistério

São um caso sério de sucesso na Internet, com o blogue anónimo no qual relatam as suas experiências em hotéis e restaurantes, além de partilharem incríveis receitas. Cinco anos depois, o Casal Mistério partilha as 99 melhores receitas para todas as ocasiões: para enganar a fome, para jantares com os amigos e com a família, para levar para o trabalho, para não engordar e, claro, receitas para a desgraça.

"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos", Olga Tokarczuk

Agraciada com o Nobel da Literatura de 2018, Olga Tokarczuk traz-nos uma fábula macabra que nos leva a questionar a loucura, a justiça e a tradição. Numa remota aldeia polaca, a excêntrica Janina Duszejko passa os seus dias entre traduções de poesia e a astrologia, mantendo-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere; mas tudo muda quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local.

"A Invenção Ocasional", Elena Ferrante

A autora de "A Amiga Genial" traz-nos uma coleção de 51 textos que escreveu para o The Guardian, com base numa série de perguntas colocadas pelo jornal. Desse desafio nasceu um conjunto de pequenas narrativas sobre as variadas dimensões da vida, desde acontecimentos que permanecem na memória da autora, até episódios, imagens e intuições que revelam bastante sobre o imaginário das mulheres no mundo de hoje.

"Longa Pétala de Mar", Isabel Allende

O mais recente romance de uma autora consagrada, com a Guerra Civil de Espanha como pano de fundo. A vitória iminente das tropas franquistas obriga milhares de pessoas a abandonar o país, numa perigosa viagem através dos Pirenéus. Entre eles estão Roser Bruguera, uma jovem viúva, e o médico Víctor Dalmau, que embarcam num navio em direção ao Chile, onde vivem durante várias décadas —  até ao golpe de Estado que derruba Salvador Allende.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.