Os depósitos a prazo valem a pena?
Se olharmos para a tabela comparativa dos depósitos a prazo e se compararmos os melhores depósitos a prazo com produtos de idêntico nível de risco, percebemos que os depósitos a prazo são fracos produtos para o seu dinheiro. É certo que têm o capital garantido pelo Balanço do banco e pelo Fundo de Garantia de Depósitos (com algumas regras) mas em teoria não deixam de ser produtos com algum risco.

E os seguros de capitalização?
Os seguros de capitalização são formas interessantes de poupar para o longo prazo, especialmente se tivermos em conta as taxas de retorno (superiores aos depósitos a prazo) e a sua elevada atratividade fiscal (a taxa de imposto poderá reduzir para 11.20% ao final de 8 anos e 1 dia).

Os certificados de aforro já não valem a pena?
Contrariamente ao que muitas pessoas consideram, os certificados de aforro são ótimos produtos de poupança sem risco. Aliás, se considerarmos algumas variáveis estamos mesmo a falar de grandes produtos de poupança, pois:

• Possibilitam o investimento a partir de baixos montantes;
• Têm elevada liquidez;
• Taxa de retorno muito superior à taxa dos melhores depósitos a prazo;
• Têm o risco Estado (supostamente o menor nível de risco possível).

O que fazer ao meu dinheiro?
Se conseguiu juntar algum dinheiro e se pretende rentabilizá-lo sugerimos que tenha uma postura de longo prazo (os mercados estão muito voláteis e não deveremos procurar apenas o lucro de curto prazo), que aposte numa carteira diversificada por diversos ativos e que aposte também num bom serviço de recomendação. Tenha sempre em atenção as comissões e os impostos, que podem levar grande parte do seu retorno (atenção, nunca pague comissões de subscrição pois são comissões sem sentido).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.