Para responder da melhor forma, siga estes conselhos.

Competências profissionais

Fale das suas competências técnicas pois afinal de contas este é o factor mais importante na hora de escolher um candidato. Se der a entender que está pronto a realizar o trabalho a que se candidata, sem necessidade de formações ou tempo de aprendizagem, esta considerá-lo-á uma mais-valia para a empresa. Enfatize a experiência anterior, as qualificações académicas e a facilidade de aprendizagem e adaptação.

Valorize a empresa

Se está a candidatar-se a uma posição em determinada empresa, é importante que conheça um pouco da sua história e valores, pois poderá usar isso a seu favor. Explique como seria positivo para a empresa contratar alguém que se identifica com a missão da mesma, que tem elevada ambição profissional e que aquele é o meio ideal para progredir na carreira.

O recrutador terá uma maior possibilidade de o escolher se perceber que é alguém que pretende não só integrar uma equipa mas também contribuir para o crescimento da empresa. Mais do que um emprego, explique que quer ajudar a empresa a crescer e ser um pilar fundamental na sua evolução.

Seja positivo

As empresas valorizam uma pessoa optimista, confiante de si mesmo e das suas capacidades. Responda assertivamente e seja claro e objectivo sem se alongar demasiado em detalhes sem grande interesse para a entrevista. Explique que você é um elemento que trará sucesso e conhecimento à equipa e mostre como a empresa poderá beneficiar consigo.

Uma forma de o fazer é saber exactamente o que o recrutador procura. Leia bem a oferta de emprego e procure em plataformas como o LinkedIn os detalhes das funções de quem lá trabalha. Assim pode mostrar que tem capacidade para dar resposta às necessidades da empresa e mais do que isso, resolver problemas existentes apresentado soluções. Não mostre receio nem indecisão.