Sermos desleixados na hora de escolher o que vestir quando vamos trabalhar, pode ter mais importância do que aquilo que parece. Um estudo intitulado “The Cognitive Consequences of Formal Clothing” revela que as pessoas que se vestem de uma forma mais formal no trabalho tem tendência a agir como líderes e a pensar de forma mais abstrata, focando-se naquilo que realmente importa.

A verdade é que as pessoas não se tornam líderes, mas aparentam sê-lo somente devido à roupa que vestem. Apesar deste efeito atenuar com o passar do tempo, um dos autores revela que isto tem menos impacto num ambiente onde as pessoas se vestem todas de forma formal. “A natureza do poder é relativa”, afirma Abraham Rutchick.

Outro estudo sobre a mesma temática revela que os homens que usavam fato em reuniões de negócios tinham uma melhor performance face aqueles que optavam por usar calças de fato de treino e usar roupas mais descontraídas.

De acordo com Michael Kraus, um dos autores, a roupa mais formal influencia de forma positiva a performance das pessoas no local de trabalho. Segundo os participantes, os fatos tornaram-nos mais confiantes e potenciou um comportamento mais dominante nas reuniões de negócios.

A investigação revela ainda variações na forma como os homens de fato e os de calças de fato de treino eram tratados por terceiros nas reuniões de negócios. Se por lado havia menos espaço de manobra para os que se vestiam de forma mais desleixada, os que usavam roupa mais formal era-lhes dada a possibilidade de exercerem mais controlo.

Pelos vistos a aparência conta e muito. Se quiser causar boa impressão, é melhor começar a dedicar mais alguns minutos da sua manhã a decidir aquilo que vai vestir.