Tem um ótimo currículo, mas parece que não vai a 'lado nenhum'? Acha que a entrevista correu bem, mas o resultado final não foi o pretendido? Pois bem, o nosso corpo não mente e muitas das vezes “dá respostas” contrárias às que saem da boca e, para um gestor de recursos humanos, tal não costuma passar despercebido. Entenda melhor a linguagem corporal e evite determinadas posturas para que consiga obter melhores resultados.

1. Cruzar os braços

Já reparou que quando uma conversa se torna menos agradável para si há a tendência de cruzar os braços? Por norma isto é um mecanismo de defesa face ao interlocutor e tal não costuma ser bem recebido, caso se esteja a falar de uma entrevista de emprego. O medo, a irritação e a insegurança proporcionam a que se cruzem os braços, uma vez que na mente significa proteção e algum tipo de contenção. No entanto, numa entrevista, é algo que tem de evitar. É preferível recorrer a gestos calmos, uma vez que o “mostram” como uma pessoa aberta. Para além disto, ajudam a selecionar o seu discurso e a controlar a velocidade do mesmo.

2. Mexer no cabelo

Do outro lado sabem que está nervoso e tal é legítimo, não pense. Na senda, o ideal é que arranje formas de se controlar, como aprender a respirar fundo e calmamente, por exemplo. Estar o tempo todo a mexer no cabelo provoca irritação e ansiedade no seu interlocutor, já para não falar do facto que demonstra não se conseguir controlar. Respire e faça uma paragem de 2 segundos antes de responder às questões. Tal irá significar que está atento ao que se está a passar, tendo tudo sob controlo, e que está a acompanhar a conversa.

3. Tocar no pescoço

Enquanto que os homens passam a mão atrás do pescoço, as mulheres fazem-no na parte lateral ou mexem no colar. Caso não esteja com comichão, tal dá a entender que é inseguro ou que alguma coisa está a incomodar. Numa entrevista de emprego, pode significar que está a esconder algo importante e que por isso não será uma pessoa muito confiável.

4. Esconder as mãos

É certo que pode ser um pau de dois bicos, isto é, se por um lado podem revelar algum tremor e daí se esconderem, por outro esconder as mesmas pode revelar ansiedade. Tente manter as mãos à vista e, preferencialmente, abertas. As palmas visíveis revelam que é uma pessoa sincera porque tendencialmente, não se consegue mentir estando com as mãos desta forma.

5. Olhar fixamente nos olhos do outro

Olhar sempre fixamente pode ser agressivo. Assim, limite o 'eye contact', ou seja, olhe para os olhos do seu interlocutor ocasionalmente, intercalando com o nariz, lábios e testa do mesmo. Faça a transição de forma calma. Na senda, é importante referir que, quando olha para a esquerda é indicativo que se está a tentar lembrar de algo, mas quando o faz para a direita é porque quer inventar alguma coisa. Se aliado a isto ainda demora tempo para responder, é um claro sinónimo que está a mentir.

6. Ombros assimétricos

Um ombro mais subido que o outro ou o peito encurvado é sinal de uma pessoa indecisa e fraca. Ora, os especialistas de recursos humanos descartam facilmente pessoas que adotam este género de postura. Encha o peito de ar, endireite-se e diga para si mesmo “Eu vou conseguir!”.

7. Levantar os ombros

Imagine que está com frio... agora imagine-se assim numa entrevista de emprego. Os ombros levantados onde o pescoço fica quase invisível é igualmente uma postura que revela alguma insegurança e até medo. O que transparece é que pode estar a mentir, é inseguro ou tem algum tipo de problema. Conforme referido acima... endireite-se!

8. Pernas cruzadas

Há muita gente que se sente confortável de pernas cruzadas, no entanto, o seu interlocutor pode achar que, tal como os braços cruzados, está a assumir uma postura defensiva e retraída. Não obstante, quando quiser mudar de posição, pode atrair a atenção do interlocutor e nem toda a gente gosta disto, principalmente se está a seguir determinado raciocínio. Sendo assim, o ideal é que fique com os dois pés apoiados no chão, até porque isto ajuda e facilita na mudança do pensamento criatvio para o racional e proporciona uma sensação de apoio.