Adquira os bilhetes o mais cedo possível
Nem sempre é fácil tomar a decisão de comprar os bilhetes mal são postos à venda, especialmente porque nessa altura ainda não se conhecem os cartazes completos, mas se sabe que em princípio quererá ir a um festival em especial, adquira os bilhetes assim que se começarem a vender.
Se se arrepender… venda-os!
Comprar cedo os bilhetes para um festival não tem grande risco, mesmo se se arrepender ou se não puder, depois, ir.
Há festivais cujos bilhetes costumam esgotar, como é o caso (muitas vezes) do NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura e Rock in Rio, por isso a procura por bilhetes é elevadíssima. Especialmente se adquiriu os bilhetes ao preço inicial (mais baixo) poderá até vendê-los ao preço a que estão a ser vendidos mais perto da data do festival se descobrir então que não poderá comparecer. Existem, por exemplo, vários grupos no Facebook para o efeito. Experimente procurar pelo grupo Bilhetes Troca e Venda (Concertos e Festivais) no Facebook.
Vá de transportes!
Continua a ser a forma mais económica de ir aos festivais. Há certos festivais até que oferecem descontos a quem vem de longe dependendo das suas parcerias com determinadas redes de transportes. A CP costuma celebrar algumas dessas parcerias. Alguns festivais fornecem também transporte gratuito de estações de comboios ou autocarros até ao recinto.
Vale sempre a pena pesquisar um pouco enquanto faz planos para o festival. No caso de decidir ir de carro, pode sempre reunir grupo de amigos para partilhar as despesas.
Se gostar de acampar… aproveite, é grátis!
Se é apreciador de campismo, aproveite os parques de campismo dos festivais, que são de graça para quem compra um bilhete “total”, ou seja, para todos os dias do festival. Caso não seja da sua preferência, marque o seu alojamento com muita antecedência (antes dos preços subirem) perto do festival e partilhe, mais uma vez, as despesas com os seus amigos. É sempre uma forma eficaz (e divertida) de poupar.
Leve comida e uma tampa de garrafa
Esta dica parece muito óbvia, mas só até certo ponto. Na verdade, na maioria dos recintos é proibido levar comida, mas se for a um festival em que irá desfrutar de tempo de lazer fora do recinto (como pode ser o caso de Paredes de Coura, por exemplo), leve snacks para comer à beira-rio e para consumir antes de entrar no recinto onde irá assistir aos concertos a partir do fim da tarde.
Quanto à bebida, também não é permitido levar para dentro do recinto. Por outro lado, sempre que comprar uma garrafa de água, irá recebê-la sem tampa, já para não falar que uma garrafa pequena num festival é muito mais cara do que noutros sítios (cerca de 2€ por uma garrafa pequena), por isso deixamos-lhe uma dica mais “invulgar”: leve uma tampa de garrafa de água bem escondida algures na sua mochila para que possa usar nas garrafas que comprar dentro do recinto, não ter que as terminar à pressa e poder reservá-las para mais tarde quando realmente precisar.
Faça um orçamento!
Antes de partir para o festival (especialmente se vai aos dias todos ou a mais que um), faça um orçamento especial para esses dias. Defina os tetos que não está disposto a ultrapassar e mantenha-se abaixo desse valor para ser fiel ao seu orçamento e não colocar as suas finanças em perigo. Pode fazê-lo no Boonzi, o software de finanças pessoais que recomendamos e agora pode consultá-lo no seu telemóvel para se assegurar de que está a respeitá-lo.
Se nunca criou um orçamento, veja como é fácil fazê-lo neste artigo.
Registe as suas despesas para não perder o rasto ao seu dinheiro
É muito fácil perder o rasto ao seu dinheiro num festival. Regra geral, são muito poucas as roulottes de restauração que possuem multibanco, pelo que terá que andar sempre com dinheiro vivo, o que significa que é ainda mais difícil de saber onde o gastou quando chegar ao fim. Mais uma vez, recomendamos o uso do Boonzi, neste caso, da versão mobile, que é a ferramenta ideal para registar o seu dinheiro e acompanhar os seus orçamentos onde quer que esteja. Sim, mesmo num festival de verão.
Esperamos que se divirta muito, ouça boa música e saia dos festivais ainda com de carteira cheia!
Comentários