Não existem fórmulas mágicas para obter sucesso profissional imediato, mas existem alguns ingredientes-chave que depois de “marinados” e “cozinhados” durante o tempo necessário, o conduzem à meta final de todos os profissionais. Prepare-se, porque está prestes a conhecer a receita para ter êxito profissional.

1. Objetivos

Se quer traçar o caminho para o sucesso este é o primeiro ingrediente e talvez o que tem maior peso nesta receita. Dificilmente vai saber quais os passos a seguir se não souber para onde quer ir. Definir os seus objetivos profissionais vai colocá-lo no caminho certo.

2. Paixão

Não basta querer fazer algo, há que gostar realmente. Só vai alcançar o êxito profissional se acordar todos os dias motivado para trabalhar e lutar pelos seus objetivos.

3. Ambição

Uma pitada de ambição (na dose certa) não faz mal a ninguém e neste caso até ajuda. É essa ambição que o vai ajudar a manter-se focado, a lutar para atingir os seus objetivos e a desafiar os seus limites para ir mais além e evoluir em termos profissionais.

4. Conhecimento e competências

Para ter êxito profissional não necessita de começar do zero, de aprender tudo. Lembre-se que as suas competências – aquelas que já tem e desenvolveu ao longo dos anos – também podem ser uma boa ajuda. Não as menospreze. Pelo contrário, complemente-as com novas formações e/ou novas experiências.

5. Proatividade

Não fique sentado à espera que o sucesso profissional venha ao seu encontro. Se o fizer, a sua receita está destinada a falhar. Se anseia ter êxito profissional vai necessitar de juntar aos ingredientes anteriores uma boa dose (diga-se até, uma dose bem generosa) de proatividade. É esta característica que lhe vai permitir tomar a iniciativa e as pôr em prática as decisões necessárias para lutar e alcançar os seus objetivos.

6. Espírito de equipa

O êxito profissional não se faz de uma pessoa só. Ao longo da sua jornada rumo ao sucesso vai contar com a existência e colaboração de vários outros profissionais, que – cada uma à sua maneira e dentro das suas competências/funções – vão contribuir para o ajudar a “cozinhar” uma carreira repleta de sucessos. Para que isso aconteça é fundamental que saiba trabalhar em equipa e, sobretudo, que saiba manter boas relações com os seus colegas.

7. Humildade

Fica sempre bem e tem enormes benefícios para a sua carreira. É esta característica tão simples que o vai ajudar a perceber que necessita de outros, que o vai fazer ouvir opiniões diferentes das suas ou ter noção de que vai ter sempre muito trabalho e aprendizagem pela frente.

8. Flexibilidade

Um profissional de sucesso é aquele capaz de se ajustar a diferentes realidades ou de perceber que por vezes pode ter que reajustar os seus planos, métodos de trabalho ou (até) objetivos para fazer face aos obstáculos ou constantes mudanças culturais, sociais e empresarias que – inevitavelmente – surgem pelo caminho.

Et voilá! Aqui tem os ingredientes que – mais dia, menos dia – resultam no êxito profissional.

http://www.e-konomista.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.