Com a azáfama da época festiva e a poucos dias do Natal, toda a sua atenção está virada para a família, a consoada e os presentes.

Depois do Natal há ainda quem se concentre na passagem de ano, pois poderá ter o prazer de viajar para fora do país ou ter de organizar a saída de 2018 na sua própria casa com amigos.

Qualquer que seja a sua situação, sabemos que dezembro é um mês de maiores gastos pelo que sugerimos sempre às famílias portuguesas que utilizem esta altura não só para passarem tempo com a família, mas também para prepararem o próximo ano. Ou seja, preparar o orçamento familiar e olhar para as despesas que podem ser reduzidas.

Deixe a inércia de lado: se puder renegociar os seus seguros atuais poderá ter uma poupança mensal e anual significativa, que poderá ajudar a equilibrar as suas finanças pessoais e viver uma vida mais tranquila do ponto de vista financeiro. Saiba quais os seguros que deve reequacionar.

1. Seguro de vida

Este é o seguro mais importante pois está a proteger o seu futuro e o da sua família. Subscrever um seguro de vida é fundamental para se precaver de eventos desagradáveis sem colocar o futuro financeiro dos mais próximos em risco.

Este pode protegê-lo em situações de morte, de invalidez absoluta e definitiva (IAD) e invalidez temporária e permanente (ITP), em que a seguradora cobre o prémio aos beneficiários caso uma destas situações aconteça.

O seguro de vida tem vários fatores que influenciam o seu prémio, pelo que aconselhamos que contacte uma mediadora que conheça a oferta de várias companhias e que possa comparar e encontrar a melhor proposta para si.

2. Seguro de saúde

Cada vez mais famílias portuguesas recorrem a seguros de saúde para lidar com as despesas familiares. Este é útil quando as coberturas são adaptáveis para a necessidade de cada membro do agregado. Estas coberturas devem acompanhar as necessidades crescentes dos filhos, quando estão numa primeira fase de vida, e ir sendo ajustadas quando as necessidades de cuidados primários decrescem.

Desta forma, sugerimos que reveja as coberturas do seu seguro de saúde para perceber se estão adequadas às necessidades atuais. Poderá assim poupar na mensalidade do mesmo se realizar este ajustamento.

3. Seguro automóvel

O seguro automóvel é um dos seguros em que o preço pode variar significativamente de empresa para empresa. Contudo, deve ter em atenção que este também é influenciado pelo número de sinistros ocorrido com o condutor e com os anos do veículo. Com a concorrência entre várias seguradoras, veja se existe alguma promoção de transferência de seguro automóvel que pode ajudar a poupá-lo. Garante as mesmas coberturas e pagará menos por isso.

Para 2019, lembre-se que a melhor forma de poupar é também olhar para as despesas e renegociar os valores dos seus encargos financeiros. A sua despesa será menor e o seu orçamento familiar irá ficar mais equilibrado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.