Uma grande maioria das pessoas gostaria que o dia tivesse mais de 24h, mas provavelmente são pessoas que não sabem otimizar bem o seu tempo ou priorizar as coisas mais importantes. Exemplo disso é o uso diário do telemóvel. Sabia que pode estar a utilizar cerca de 3 a 4 horas do seu dia com o uso do telemóvel?

Hoje em dia vêem-se casais ou grupos de amigos sentados à mesa que em vez de conversarem estão agarrados ao telemóvel, pessoas a passear na rua a teclar ao mesmo tempo em vez de verem o que se está a passar à volta, distrações frequentes no trabalho para responderem em chats, enfim... interrupções constantes que fazem com que perca o fio condutor do que estava a fazer e a fazer perder uma boa conversa ou apreciar o ambiente ao redor.

Manter a distância

Ninguém diz que é fácil, até porque hoje em dia é uma excelente ferramenta para muita coisa. No entanto, quando está a fazer alguma coisa que é do seu interesse, aprenda a focar-se só nisso. Mantenha-o longe ou guardado porque quando está logo ali ao lado, é inevitável que a qualquer barulho de notificação ou do visor aceso você pegue nele.

Autocontrole

Há situações de ansiedade ou de nervosismo que o telemóvel é um escape. Evitar uma conversa no elevador, estar à espera de alguém, etc... são situações que muita gente não consegue lidar da melhor forma, quando na verdade não é nada de outro mundo. Nada como aprender a relaxar... observe o que se passa à sua volta, não tenha receio de ter uma interação com um desconhecido porque quem sabe... muitas ideias podem surgir e novos conhecimentos também.

Estar atento

Nesta categoria entram vários factores, ou seja, desde as coisas mais banais do dia a dia como a interação com os outros. Atravessar a rua e estar focado no telemóvel em vez de ver os carros a passar pode ser prejudicial, não ouvir a pergunta de um empregado de mesa pode até dar azo a mal entendidos, estar a participar numa conversa e ignorar pode passar uma má imagem sua, inclusive de falta de educação, enfim... se está a fazer algo ou no meio de uma conversa, guarde o telemóvel ou coloque no silêncio com o visor para baixo. Volte a sentir curiosidade pelo que o rodeia e pelas pessoas à sua volta. Para o telemóvel há de haver sempre tempo, mas esses momentos não voltam atrás!

Otimizar o uso

Ter aplicações para tudo e mais alguma coisa só faz com que fique mais dependente. Há quem faça exercício físico e tem excelentes resultados e não leva o telemóvel para o ginásio, nem anda a contar os passos dados.

O telemóvel é uma excelente ferramenta, é certo, mas use-o a seu favor e não em algo que o está constantemente a fazer perder tempo ou a distrai-lo. Determinadas notificações ou aplicações só servem para que se irrite com determinados comentários, com amigos que não têm mais nada que fazer, que o fazem aceder a plataformas que não são do seu interesse e, por conseguinte, perder tempo. Invista em coisas que gosta: álbuns de músicas, podcasts, e-books, notícias, etc... pelo menos vai ficar mais informado e produtivo.