A Internet é um verdadeiro mundo e por isso, é necessário ter muito cuidado com o que se faz por aqui. Quer seja a navegar por sites ou até mesmo nas redes sociais, é bastante fácil encontrar coisas que não correspondem à verdade e pessoas que acabam por ser enganadas.

O termo "fake news" é um dos pontos negativos do mundo da Internet e que por vezes, chega mesmo a prejudicar pessoas. Estas notícias são compostas por informação falsa, que tem como objetivo mentir acerca de pessoas, quer sejam famosas ou simplesmente comuns. De facto estas sempre surgiram, mas agora tem vindo a alcançar um patamar muito maior, tal e qual como os perfis falsos das redes sociais. Estes podem ser usados para aumentar o número de seguidores ou até mesmo, para criar e alimentar discussões nos perfis.

Será que sabia que existe mais do que um tipo de perfil falso na Internet? Vamos revelar-lhe tudo agora.

Bots

Mais conhecidos por robôs, estes perfis falsos são construídos com o intuito de ser uma mais valia, para algumas atividades que sejam necessárias de realizar. Podem ser utilizados como respostas automáticas ou para publicar posts. Para os identificar é bastante fácil e neste caso, só precisa de ter atenção na forma como automaticamente publicam conteúdo, quantos seguidores tem, quantos perfis seguem e também como são feitos os posts em outras plataformas.

Ciborgue

É a partir daqui que identificar um perfil falso começa a tornar-se mais difícil e isto porque, os robôs funcionam por algoritmos, enquanto estes podem funcionar com esta parte e também com a parte humana. O intuito dos ciborgues é criar perfis, que há primeira vista pareçam perfis verdadeiros e que no entanto não são. Aqui é possível denotar alguns padrões, o facto de eles só terem atividade durante o dia, bem como o vocabulário utilizado, que geralmente nestes casos acaba por ser mais pobre.

Falso

Este é o mais conhecido e o que consegue enganar mais os outros utilizadores. Este perfil falso é quando alguém decide criar uma conta falsa, em que pode chegar a utilizar informação de outras pessoas, bem como fotografias. A maior parte das pessoas que cria estes perfis, tem naturalmente um distúrbio. Para identificar estes perfis, é necessário que observe bem os posts que são feitos, os comentários e acima de tudo a regularidade das fotos. No caso destas, desconfie sempre quando elas não mostram bem o rosto ou parecem retiradas de sites.