Dores de cabeça, nas mãos e pescoço, tensão muscular, insónias e outros fazem parte das muitas consequências do uso excessivo de alguns aparelhos eletrónicos. No entanto, o telemóvel pode originar problemas ao nível da pele do seu rosto.

Acne

Antes de mais, é sempre importante que consulte um dermatologista para fazer o ponto de situação e evitar espremer as borbulhas ou até pontos negros.

É normal que quando se utiliza o telemóvel em excesso apareçam borbulhas na zona da bochecha e queixo. E como é que sabe? Por norma quando é por uso abusivo, este tipo de acne só costuma aparecer num dos lados do rosto. Infelizmente o telemóvel é dos objetos do dia a dia que mais bactérias tem. O sítio onde é pousado, as constantes 'mexidelas', a maquilhagem da cara, a falta de limpeza, etc... faz com que o mesmo acumule muita sujidade. Assim, é natural que esta sujidade e alguma oleosidade passem para a cara, obstruindo os poros. Ora, uma vez que a resposta do corpo é um aumento da produção de sebo, é inevitável que as borbulhas apareçam.

Rugas

Sabia que já há uma expressão que carateriza a postura quando se utiliza um telemóvel? Pois bem, baixar a cabeça para enviar uma mensagem ou colocá-la de lado para atender uma chamada, não só é prejudicial à sua postura como origina um envelhecimento precoce. Os movimentos repetitivos fazem com que o pescoço – que ainda por cima é uma área cuja pele é mais fina – forme pequenos sulcos e linhas que só deveriam aparecer por volta dos 40 anos de idade e não aos 30 como já está a acontecer.
O ideal é que nunca se esqueça da hidratação nesta zona, que reeduque a sua postura (reta e com o telemóvel ao nível dos seus olhos) e apostar no uso diário de protetor solar (mesmo que esteja dentro de casa).

Melasma

Já não é novidade o que a exposição excessiva aos raios ultravioleta pode fazer, no entanto, o que muita gente não sabe é que a luz projetada por aparelhos eletrónicos é igualmente prejudicial. A sua incandescência pode desencadear ou agravar algumas mazelas na pele, como manchas ou melasma. Basicamente a proteína responsável pela pigmentação e proteção celular – melanina – é deteriorada por causa dos danos dos raios nos tecidos.

Mais uma vez, o uso de protetor tem de ser uma prioridade, bem como incluir produtos antioxidantes na sua rotina de beleza, preferencialmente à noite, uma vez que é quando o organismo faz o seu processo de regeneração e reposição celular.

Alergias

Dois dos componentes das baterias dos telemóveis, o níquel e o cromo, infelizmente estão diretamente relacionados com alergias na pele. As dermatites são as mais comuns portanto, caso não use capa no seu telemóvel está na altura de comprar.