Apesar de difícil, esta fase pode ser suavizada. A reabilitação é feita após o tratamento da doença e tem por objetivo prevenir e minorar o défice funcional, bem como as possíveis complicações que podem surgir na sequência da cirurgia e as eventuais perturbações emocionais e sociais, procurando assim melhorar a qualidade de vida da doente. Após a cirurgia mamária, a mulher tem hoje ao seu dispor várias formas de manter a sua imagem corporal.

Existem no mercado soutiens e fatos de banho adaptados ao uso de próteses externas, sendo esta uma solução para quem está ainda a aguardar pela cirurgia reconstrutiva ou simplesmente opta por não a fazer. A cirurgia plástica de reconstrução é sem dúvida cada vez mais solicitada. Mas a reabilitação engloba também a medicina física e de reabilitação, o apoio psicológico e social, numa abordagem que deve ser multidisciplinar.

Relativamente aos produtos existentes para mulheres mastectomizadas ou submetidas a cirurgia conservadora, as próteses externas, os soutiens, os fatos de banho, permitem o seu retorno à vida quotidiana. Todos os soutiens e fatos de banho adaptados para o uso de próteses possuem uma bolsa interior para a sua colocação, evitando que esta saia da posição adequada. Esta bolsa pode, em certos casos, ser adaptada a soutiens que a mulher já possuía antes da cirurgia, permitindo o aproveitamento dos mesmos.

O recurso a próteses externas

No que respeita às próteses externas, existem múltiplas variedades, com diferentes formas, dimensões e propriedades, de forma a que a mulher possa escolher a que melhor se lhe adapte. Existem próteses e soutiens para o período inicial pós-operatório. Relativamente às próteses, são leves, tornando-se confortáves. Os soutiens são de abertura frontal, sendo mais fáceis de vestir, pois evitam os movimentos de rotação do tórax indispensáveis no uso de um soutien normal.

Há próteses cujo material de confeção permite uma adaptação aos movimentos do corpo, dando um aspeto muito natural. Por exemplo, quando a mulher se deita, a configuração assumida pela prótese assemelha-se à da mama. Há ainda próteses com uma almofada de gel na superfície que fica em contacto com o tórax, que permite a absorção da transpiração. Estão particularmente indicadas nas mulheres com excesso de transpiração.

Muitas mulheres sofrem desse problema em resultado de tratamentos hormonais, da menopausa, da prática de atividades desportivas ou porque simplesmente vivem em climas quentes. Também existem próteses com uma película aderente que permite a sua fixação ao tórax. Estas só podem ser usadas seis meses após a cirurgia, quando já há uma boa cicatrização. Igualmente para os banhos de piscina e de mar são fabricadas próteses especialmente programadas para esse fim.

Veja na página seguinte: A necessidade de recorrer a películas de proteção das próteses

A necessidade de recorrer a películas de proteção das próteses

Existem no mercado películas para protecção das próteses durante as sessões de radioterapia.Também estão ao dispor próteses parciais para as mulheres submetidas a cirurgia conservadora. Podem igualmente ser adquiridos:

- Mamilos falsos que se adaptam à prótese e ao mamilo da doente, permitindo um aspeto simétrico.

- Protetores de ombro para alívio do peso do soutien, muito importantes, por exemplo, nas mulheres com linfedema consequente ao esvaziamento ganglionar axilar.

Em resumo, existem no mercado múltiplos artigos especialmente programados para que a mulher se possa sentir confortável e com uma aparência agradável, podendo voltar às suas actividades diárias. É fundamental que se dirija a estabelecimentos que disponham de pessoal especializado e disponível para um atendimento personalizado, que saiba aconselhar o que melhor se lhe adapta.

Lingerie para mulheres operadas ao cancro da mama

Em 2013, a coleção Special Post-Surgery Bras da Women'Secret foi a primeira linha especialmente desenhada para que a mulher operada ao cancro da mama continue a sentir-se bonita por dentro e por fora. Na altura, a Salud de la Mujer Dexeus, especialista na saúde da mulher e com uma vasta experiência no tratamento do cancro da mama, aliou-se à Women'Secret, para oferecer um produto pioneiro e inovador.

O acordo entre a marca líder na criação de roupa interior e de dormir e a sua parceira teve por missão criar uma coleção de lingerie adequada, moderna e atraente, para todas as mulheres que sofreram uma mastectomia devido ao cancro da mama ou que estão a receber tratamento de radioterapia. A linha Special Post-Surgery Bras foi desenhada criada com a ajuda de profissionais ortopedistas e ginecologistas da área de oncologia da Salud de la Mujer Dexeus.

A sua elaboração contou ainda com a colaboração das pacientes da clínica, que não só contribuíram com suas sugestões durante as várias fases de desenvolvimento, do protótipo ao produto final, tendo sido as primeiras a testar os modelos. A coleção era composta por três modelos de soutiens, em diferentes cores e tecidos, adaptados às necessidadades das mulheres que sofreram uma mastectomia.

O regresso às lojas de sempre para comprar lingerie

Os soutiens apresentados na altura incorporavam um forro para colocar comodamente a prótese externa de silicone (que se usa antes da reconstrução da mama) e possuiam alças mais largas para melhor apoiar o peito e, por conseguinte, a prótese externa. Os modelos criados não tem costuras, sendo pensados e concebidos ao detalhe para proteger a zona da axila e o peito que foi operado e pode estar a ser submetido a radioterapia.

A coleção integrava ainda um modelo prático em algodão para o dia a dia, outro em microfibra com detalhes em renda para ocasiões em que o lado feminino quer sobressair e ainda um modelo especial em renda para assumir o seu lado sexy. Desta forma, as mulheres afetadas pelo cancro da mama passavam a poder comprar roupa interior nos mesmos locais onde adquiriam anteriormente sem terem que recorrer a estabelecimentos comerciais especializados em artigos de ortopedia.

Fonte: «34 Copa B - Guia prático sobre a mama, a saúde e a sexualidade» de Ana Paula Avillez, médica imagiologista especialista em senologia, publicado pela editora Academia do Livro

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.