Os dados da ONUSIDA de 2010 apontam para que mais de 50% das pessoas que vivem com VIH em todo o mundo serem mulheres. Destas, a grande maioria é infetada através de relações heterossexuais, muitas vezes em relações estáveis e o risco continua a ser desconhecido das mulheres de todas as idades.

A maior vulnerabilidade do sexo feminino à infeção resulta de fatores biológicos mas também de desigualdades sociais e económicas. A falta de recursos e de formação profissional impede muitas vezes a mulher de adquirir autonomia e de assumir um papel ativo no controlo da utilização de formas de proteção, como os preservativos ou no acesso aos cuidados de saúde.

O apoio e a partilha de experiências com outras mulheres infetadas - o apoio dos pares é uma das formas mais eficazes de capacitar as seropositivas para enfrentarem o estigma ou a discriminação e de lhes dar os conhecimentos necessários para lidar com uma doença crónica como a infeção pelo VIH.

O SHE, iniciais em inglês para Strong (forte), HIV positive (seropositiva), Empowered women (mulher capacitada) Educational Program (programa educativo) é um projeto europeu, apoiado pela Bristol-Meyer-Squibb, que está agora a ser desenvolvido em Portugal e que se destina a melhorar a qualidade de vida das mulheres que vivem com o VIH.

Este projeto tem uma vertente de educação médica e do pessoal de saúde que visa atualizar e melhorar os cuidados médicos prestados e uma vertente comunitária, pensada e desenvolvida por mulheres seropositivas.
O apoio dos pares está agora a dar os primeiros passos com a intervenção da SERES, grupo português, que vai fazer a formação das mulheres em várias zonas do país.

A adaptação do funcionamento dos grupos às realidades locais e a divulgação pelas unidades de saúde que tratam a infeção por VIH/SIDA, pretende estender este apoio de mulheres para mulheres, a muitos centros por todo o país.

Por Teresa Branco,
Especialista de medicina interna do serviço de infeciologia do Hospital de Fernando Fonseca

Imagem: destak

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.