A dor no braço resultante de um disco herniado cervical é uma das condições mais comuns da coluna cervical. Esta patologia geralmente desenvolve-se no grupo etário dos 30-50 anos.
Uma hérnia de disco cervical pode ter origem num traumatismo ou lesão à coluna cervical, os sintomas geralmente começam espontâneamente.
A dor no braço provocada por uma hérnia de disco cervical resulta do facto do material de que o disco é feito (com degeneração-hérnia) pressionar um nervo cervical, causando dor e irradiação ao longo do braço no trajeto do nervo. Junto com a dor, dormência e formigamento podem estar presentes pao longo do braço e nas pontas dos dedos. A fraqueza muscular também pode estar presente devido a uma hérnia de disco cervical.
Os dois níveis/segmentos mais comuns na coluna cervical com hérnia são o C5 - C6 (5ª e 6ª vertebras cervicais) e o nível C6-C7. O próximo mais comum é o C4 - C5 e, raramente, no C7 -D1 existe presença de hérnia. O nervo que é afectado pela herniação do disco cervical é o único que sai da coluna vertebral, nesse nível, de modo que a nível da C5-C6 a raiz nervosa correspondente afectada é C6.
Os sintomas de uma Hérnia de disco Cervical
Uma hérnia de disco cervical normalmente traz alguns padrões de dor e déficits neurológicos como:
C4 - C5 (C5 raiz nervosa) - pode causar fraqueza no músculo deltóide no braço. Não costuma causar dormência ou formigueiro. Pode causar dor no ombro.
C5 - C6 (raiz nervosa C6) - Podem provocar fraqueza nos bíceps (músculos na parte da frente dos braços) e músculos extensores do punho. Dormência e formigueiro com a dor a irradiar para o lado do polegar. Este é um dos níveis mais comuns para uma hérnia de disco cervical ocorrer.
C6 - C7 (raiz nervosa C7) - Podem provocar fraqueza nos tríceps (músculos na parte de trás do braço e estendendo-se até o antebraço) e os músculos extensores dos dedos. Dormência e formigueiro com a dor a irradiar para baixo do tríceps e no dedo médio. Este é também um dos níveis mais comuns para uma hérnia de disco cervical.
C7 - T1 (raiz nervosa C8) - pode causar fraqueza do punho. Dormência e formigueiro. A dor pode irradiar ao braço para o lado do dedo mindinho.
É importante notar que a lista acima compreende padrões típicos de dor associados a uma hérnia de disco cervical, mas eles não são absolutos. Algumas pessoas estão simplesmente "programadas" de forma diferente de outros, e, portanto, a dor no braço e outros sintomas serão diferentes.
Todos estes sintomas são tratáveis com sessões de osteopatia. Onde primeiramente, se existir fase aguda de dor/inflamação, trabalha-se os tecidos moles de forma suave no sentido de relaxar. Alguns tratamentos adicionais, naturais, que reduzem a inflamação. Por fim, a correção articular do segmento/ vértebras em questão.
A osteopatia tem uma resposta tremenda neste tipo de patologias.
A toma de medicamentos alopáticos constante, para além de sobrecarregar o organismo, apenas retira momentaneamente a inflamação. Se a correcção osteoarticular não é feita, os sintomas vão reincidir.
Ligue. Não hesite.
938 241 802
Boa semana!
Tiago Ramos-Osteopatia
Fontes:
Richard A. Staehler (Spine-Health)
Tiago Ramos (Tiago Ramos-osteopatia 2015©)
Comentários