Consequência de hábitos de vida pouco saudáveis, a diabetes de tipo 2, que corresponde a cerca de 90 por cento da população diabética, não tem cura, mas pode ser evitada. Está comprovado que igualmente 90 por cento dos diabéticos são obesos ou têm excesso de peso. Já o risco de uma pessoa obesa vir a sofrer de diabetes é quatro vezes superior ao de outra com um índice de massa gorda normal. Para prevenir esta doença, estes são seis comportamentos que deve passar a adotar:

1. Mantenha um peso equilibrado ao longo da vida. As pessoas mais gordas correm maiores riscos de sofrer de diabetes.

2. Pratique exercício físico, mas adaptado às suas necessidades. Se não é adepto de desporto, procure caminhar, use as escadas em vez dos elevadores e aproveite para passear de bicicleta, uma forma relaxante de praticar exercício.

3. Siga uma dieta saudável. Privilegie vegetais, crus ou cozidos, carne e peixe, optando por estes alimentos na sua versão mais saudável. Evite também os refrigerantes. Um estudo internacional da Tufts University, em Massachusetts, nos EUA, divulgado no início de outubro de 2016, garante que basta ingerir um por dia para aumentar o risco de diabetes em 50%. Veja também a galeria de imagens com os seis alimentos que quem sofre de diabetes tipo 2 deve ingerir.

4. Evite o stresse, que eleva os níveis de açúcar no sangue. No dia a dia, reserve momentos para descontrair, nem que seja uma pausa para observar o exterior a partir de uma das suas janelas.

5. Controle a tensão arterial e os níveis de colesterol e de glicemia, pelo menos, uma vez por ano.

6. Os problemas cardiovasculares são um perigoso fator de risco e muitos especialistas e estudos não se cansam de o afirmar. Além de praticar exercício e de ter cuidado com a alimentação, deve deixar de fumar e consumir drogas, além de privilegiar atividades relaxantes e rir, porque rir e sorrir (muito) faz bem à saúde.

Texto: Fátima Lopes Cardoso com Luís Gardete Correia (endocrinologista) e Eugénia Carvalho (bioquímica)

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