Se passa muito tempo no escritório, se este chega a ser, muitas vezes, uma segunda casa, é essencial que tome medidas para evitar problemas de saúde que estão directamente relacionados com as suas condições.

Contrarie e contorne este problema, seguindo os conselhos que reunimos e que permitem tornar o seu escritório um local mais saudável, logo, mais seu amigo...

Segundo um estudo da ABC News, entre as principais fontes de germes com que contactamos diariamente encontram-se o telefone (fixo e móvel), as malas e carteiras ou os botões que premimos (caixa multibanco, elevadores, máquinas de comidas e bebidas...).

A boa notícia é que apenas um ou dois por cento dos 60 mil tipos de germes com que nos «cruzamos» todos os dias são potencialmente perigosos para as pessoas com imunidade normal e pequenas precauções, como lavar as mãos e manter a secretária limpa, serão suficientes para evitar algumas doenças.

Os riscos de
trabalhar sentada

Os riscos de
trabalhar sentada

Sabia que 40 horas sentada forçam mais as suas costas do que 40 horas em pé?
se passa muito tempo no escritório, se este chega a ser, muitas vezes, uma segunda casa, é essencial que tome medidas para evitar problemas de saúde que estão directamente relacionados com as suas condições.

Diariamente, a sua cadeira pode estar a contribuir para o surgimento de dores
nas costas, fadiga ou mesmo lesões.
Dois dos sintomas mais comuns nas pessoas que passam muito tempo sentadas, seja ao computador, a atender telefones ou em actividades repetitivas são a dor e o desconforto. O surgimento destes sintomas podem advir de uma postura incorrecta (ou mantida por longos períodos), falta de exercício e/ou excesso de peso.

As regras da ergonomia

As regras da ergonomia

A postura e os tipos de rato, teclado e ecrã do seu computador são os aspectos que mais vão influenciar a sua saúde e provocar uma maior ou menor fadiga. Assim deve apostar em teclados e ratos que evitem possíveis tendinites e adoptar uma boa postura para diminuir a fadiga muscular.

Sente-se em cadeiras que lhe permitam ter os pés bem apoiados no chão, mantendo os seus joelhos alinhados com as ancas. Para tornar esta tarefa mais fácil, opte por uma cadeira ajustável em altura e inclinação.

A secretária é, também, um objecto de extrema importância, uma vez que é nela que trabalha. Esta deve ser espaçosa, permitindo que, ao trabalhar, os seus cotovelos repousem em cima da mesa.

A
importância
da iluminação

A
importância
da iluminação

As queixas mais frequentes resultantes de iluminação deficiente são o cansaço visual, irritação ocular, visão turva e cefaleias, por isso, quanto maior for a dificuldade para a pecepção visual, maior deve ser o nível de iluminação. Se a luz natural não for suficiente, deve recorrer à iluminação artificial como complemento.

Esta deve ter intensidade e distribuição uniforme, evitando sombras, encadeamentos, reflexos e contrastes acentuados. Tenha igualmente em conta os tipos de lâmpadas e a cor da luz.

Veja na página seguinte: Como lidar com o stress no trabalho

Como lidar com o stress no trabalho

Como lidar com o stress no trabalho

Todos os problemas de saúde que podem advir do seu trabalho poderão contribuir para que intensifique o stress diário, virando-se contra si, tirando-lhe eficácia e capacidades no desempenho da sua actividade profissional e pessoal.

Para se libertar dessa tensão e administrar o seu stress laboral, procure mudar de posição com frequência, levantar-se e fazer um pouco de exercício ou apenas espreguiçar-se. Respeite o seu corpo e tente perceber qual é a parte do dia em que o seu rendimento é mais elevado e aproveite essa altura para fazer os trabalhos mais importantes.

Fora do escritório, procure actividades nas quais utilize movimentos contrários aos da sua ocupação; faça passeios a pé com regularidade; não leve uma vida sedentária e controle o seu peso, adoptando uma alimentação equlibrada.

Texto: Ana Lia Pereira Gomes com Maria Mendes Martins (médica de medicina do trabalho)

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