A medicação antidepressiva é menos eficaz em crianças e adolescentes e a primeira linha de tratamento para estas faixas etárias deve incluir uma intervenção psicoterapêutica.
Deve sempre fazer-se uma boa avaliação do meio em que as crianças e os adolescentes estão inseridos e da qualidade do suporte parental existente, de modo a detetar fatores externos que possam ter um papel na origem ou na manutenção do quadro psicopatológico.
Em seguida, uma intervenção de primeira linha deve também ser psicopedagógica com o cuidado de uma orientação para um desenvolvimento saudável e adequado à idade.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Ordem dos Médicos
Saiba mais aqui: https://ordemdosmedicos.pt/antidepressivos-isrs-como-primeira-linha-de-intervencao-no-tratamento-de-depressoes-ligeiras-em-criancas-e-adolescentes/
Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.
O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Comentários