Não existe suficiente evidência científica que demonstre a eficácia dos antipsicóticos no tratamento da insónia (primária ou secundária a outra doença psiquiátrica ou médica).
Os poucos estudos que existem mostram resultados contraditórios. Os antipsicóticos de segunda-geração, como por exemplo a quetiapina, têm propriedades sedativas, pelo que são frequentemente prescritos (off-label) para o tratamento de queixas de insónia.
Estes fármacos, mesmo nas doses baixas utilizadas para a insónia, têm um risco significativo de potenciais efeitos secundários, incluindo aumento ponderal e complicações metabólicas.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos
Mais informações em: https://ordemdosmedicos.pt/farmacos-antipsicoticos-como-tratamento-de-primeira-linha-para-a-insonia/
Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.
O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza, além de informações dirigidas aos profissionais de saúde, a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Comentários