Sabia que nem todo o ar que respira é puro e inócuo para o organismo? Pode conter alérgenos, bactérias, vírus, fumos e poluição. Todas estas impurezas podem produzir irritações nasais, tanto no bebé como no adulto, que poderão ir de uma simples constipação a problemas de saúde mais complexos como alergias, sinusites e rinites.

Estas situações vêm, geralmente, acompanhadas do aumento de secreções, de mucosidades e, em muitos casos, congestão, obstrução nasal e sensação de mal-estar e dor de cabeça.

Manter as fossas nasais limpas e em boas condições através de lavagens nasais regulares com água do mar ajuda ao seu bom funcionamento e a prevenir este tipo de irritações.

Existem algumas soluções, compostas por água do mar isotónica esterilizada não diluída e sem conservantes que ajudam a descongestionar o nariz e a mantê-lo limpo.

Estas soluções apresentam um teor em sal diminuído para serem compatíveis com a mucosa nasal, mas são ricas em sais minerais e oligoelementos da água do mar, como o cálcio, magnésio e sulfato. Estes são essenciais ao bom funcionamento e equilíbrio funcional das fossas nasais.

As soluções de água do mar têm como principal função a humidificação e hidratação das fossas nasais, removendo partículas causadoras de alergias e obstrução nasal.

Outras vantagens destas soluções

Mais conforto em dias de tempo seco: Quando o ar está seco ou é poluído, as narinas tornam-se também elas mais secas. Lavar o nariz com soluções de água do mar ajuda a hidratá-lo e a mantê-lo livre de poeiras nocivas.

Diminui incidência de doenças: Sendo o nariz uma porta de entrada do corpo humano, convém lavá-lo e mantê-lo livre de partículas irritantes com o intuito de diminuir problemas respiratórios como a asma, bronquite e alergias. Quando o nariz está entupido, respiramos pela boca. Esta não possui a mesma função de filtragem do ar que o nariz. Assim, o ar com partículas prejudiciais pode alterar a mucosa oral, provocar mau hálito e expor o organismo a infeções e inflamações, como amigdalites e faringites. Também podem surgir otites devido ao excesso de secreções nasais, uma vez que o canal auditivo e o nariz comunicam entre si.

Alívio das dores de cabeça: O nariz entupido pode ser sinónimo de dor de cabeça, devido ao cansaço acumulado pela dificuldade em respirar; a obstrução nasal pode conduzir igualmente a um aumento da pressão na face, ocasionando dores de cabeça e desconforto na região dos olhos, nariz e testa.

Por último, despolui: As soluções nasais podem livrar o nariz dos restos da poluição do ar, bem como de poeiras e substâncias potencialmente alergénicas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.