A naturopatia é eficaz não apenas nas doenças sazonais, mas também na prevenção e tratamento das doenças crónicas. Um dos princípios desta terapia é de que cada organismo é capaz de suportar determinada doença e dor, mas, se tratada a tempo, ele próprio terá condições para recuperar e promover a auto-cura. Claro que, para que isso aconteça, é necessário que haja uma mudança do estilo de vida.

O papel do naturopata é auxiliar no processo de cura e estabelecer um modo de vida saudável interna e externamente. Os naturopatas tratam a pessoa como um todo, o que significa que eles consideram uma série de fatores antes de diagnosticar uma doença. Um naturopata pode olhar para o estado mental, emocional e espiritual do seu paciente, assim como para a sua dieta, a história familiar, o ambiente e estilo de vida antes de fazer um diagnóstico.

Esta medicina tradicional destina-se a qualquer adulto, adolescente e criança, podendo atuar tanto a nível da prevenção como no tratamento de várias doenças, tais como doenças autoimunes, infertilidade, diabetes, níveis elevados de colesterol e/ou triglicéridos, alergias e/ou intolerâncias alimentares, doenças cardiovasculares, hipertensão, anemia, osteoporose, artrite, fibromialgia ou depressão.

Os objetivos da naturopatia centram-se no diagnóstico e na remoção das causas primárias da doença. Por isso, os naturopatas tratam a doença através da análise de sintomas e implementam um plano de tratamento específico para o paciente. Ao analisarem os sintomas apresentados, e combinando os resultados com os exames do paciente, o naturopata vai investigar a possível causa para o desequilíbrio do corpo.

Tal como qualquer outra prática profissional dos sistemas de saúde, a naturopatia, que é regulada pelo Ministério da Saúde, é segura desde que o naturopata tenha recebido formação de qualidade que o habilite para tal. Um clínico bem formado sabe o que aplicar e o que evitar, consoante a pessoa que tem à sua frente.

Desde que praticada com profissionalismo, sentido ético e deontológico, esta é uma excelente forma de tratamento.

Por João Bravo, Naturopata

www.drjoaobravo.com

Para mais informações: info@drjoaobravo.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.