Recentemente chegado a Portugal, o AcroYoga trabalha a flexibilidade, a força e o equilíbrio de quem o pratica.

Para além disso, esta modalidade, desenvolvida por Jason Nemer e Jenny Sauer-Klein, aprimora as posturas do Yoga tradicional e estimula a confiança, o trabalho de equipa e a harmonia dos relacionamentos interpessoais.

Se o Yoga, por si só, se caracteriza por posturas que, à primeira vista, podem parecer dignas de um contorcionista. Imagine o que conseguirá fazer se as aliar a manobras acrobáticas e a manipulações de massagem tailandesa. O céu é o limite! Venha voar connosco.

O que é?

Tal como explica Manuel Rodrigues, professor de AcroYoga, «esta modalidade conjuga três elementos, a sabedoria do Yoga, a dinâmica e power da acrobacia, e a sensibilidade da massagem tailandesa». Três modalidades que, associadas, cultivam a confiança e o vínculo entre as pessoas. «Permite, ainda, explorar um ambiente divertido e de boa disposição», acrescenta o professor. O seu grande objectivo é fazer com que quem o pratica entre num estado de união consigo mesmo, com o outro, e com o divino.

Assim, esta prática dinâmica, não só aumenta o autoconhecimento, como estimula a noção de companheirismo e de superação de desafios. «A sua prática requer bastante comunicação e contacto entre as pessoas, desenvolvendo-se, assim, harmoniosamente, o sentimento de integração, possibilitando que, numa mesma prática, se alie a diversão à concentração, ao rigor técnico e à seriedade», remata.

O que acontece numa aula?

Quem melhor do que um professor de AcroYoga para nos explicar o que acontece numa aula?  Pedimos a Manuel Rodrigues que nos elucidasse em relação ao decorrer das sessões desta  modalidade e a sua explicação não podia ter sido mais simples e clara.

De acordo com o professor, «uma aula de AcroYoga, independentemente de ter um objectivo mais acrobático ou mais terapêutico, começa sempre com posturas de Yoga, para abrir e aquecer o corpo, esta parte da prática pode ser desenvolvida em dupla ou individualmente».

De seguida, « podem  fazer-se posturas e voos acrobáticos, ou voos terapêuticos, com massagem tailandesa. A prática é muito aberta à criatividade de cada professor, dando, assim, lugar a uma enorme diversidade de aulas, com um leque infinito de sabedoria», expica o professor.

Quais os seus benefícios?

Os benefícios do AcroYoga, principalmente, os físicos e os emocionais, são sentidos logo após os primeiros momentos de cada aula:

  • Trabalha a força, a flexibilidade e o equilíbrio.
  • Estimula a autoconfiança e a capacidade de concentração.
  • Potencia o companheirismo e a superação de desafios.
  • Desenvolve um forte sentido de responsabilidade, já que a segurança e estabilidade de uma pessoa depende de outra.

Quem pode fazer?

O AcroYoga é indicado para todas as pessoas que estejam abertas à experiência. «Alguma condição física mais severa terá de ser avaliada e sempre comunicada ao professor, antecipadamente ou imediatamente antes da aula começar», adverte Manuel Rodrigues.

Duplas voadoras

Antes de mais, convém-lhe saber que a prática de AcroYoga requer a participação de duas pessoas, no mínimo, para que se possam levar a cabo as diversas posturas físicas e suas combinações.

Por isso, que tal desafiar o seu marido ou até o seu filho para entrar consigo nesta aventura?

Claro que, no caso dos principiantes, existe sempre o acompanhamento de uma terceira pessoa, que não só vai dando formação como assegura a segurança dos participantes.

Onde fazer

Lotus – Yoga, Meditação e Welness
(Terças-feiras, às 12h30, por confirmação)
Condomínio Quinta dos Grilos
Rua Almada Negreiros 14, Queijas, Oeiras
Telefone: 966 482 799
Internet: www.lotusyogamed.com

Equilíbrio
(Segundas-feiras, às 13h15, e terças-feiras, às 20h30)
R. Custódio Vieira, nº 3, 2 Dto., Lisboa
Telefone: 917 846 086

Texto: Madalena Alçada Baptista com Manuel Rodrigues (professor de Acroyoga)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.