As vitaminas são compostos orgânicos que ajudam o nosso organismo a funcionar corretamente.

Cada vitamina tem uma função específica e a sua carência pode contribuir para alguns problemas de saúde graves.

Estas vitaminas podem ser obtidas através da alimentação ou através de suplementos vitamínicos caso não estejam presentes em quantidades suficientes nos alimentos ingeridos diariamente.

Hoje reunimos as 10 melhores vitaminas para a saúde da mulher:

Vitamina A

A vitamina A contém propriedades antioxidantes, auxilia na construção e fortalecimento dos ossos, dentes, tecidos moles, pele e membranas mucosas.

A vitamina A também reduz o risco de doença crónica, melhora a visão, retarda o processo de envelhecimento e estimula o sistema imunológico.

Os alimentos ricos em vitamina A são as cenouras, melão, abóbora, damascos, tomate, melancia, pêssegos, pimentas vermelhas, espinafres, ovos e fígado.

Vitamina B2

Conhecida como riboflavina, a vitamina B2 é essencial para a saúde, crescimento normal e metabolismo. Ajuda a aumentar a energia e fortalece o sistema imunológico reduzindo a ansiedade stress e fadiga.

A deficiência de vitamina B2 pode afetar o metabolismo, influenciando o sistema imunológico e funções neurais que podem causar os olhos pálidos, dor de garganta, úlceras na boca, feridas nos lábios, cabelo seco e rugas

Alguns dos alimentos ricos em vitamina B2 são as vísceras, queijo, leite, iogurte, vegetais folhosos, cereais, grãos integrais, soja, amêndoas e cogumelos.

Vitamina B6

A vitamina B6 também conhecida como piridoxina, é uma vitamina essencial para um sistema imunitário saudável.

Esta vitamina ajuda na produção de hormonas e produtos químicos do cérebro, que por sua vez ajudam na prevenção da depressão, doenças cardíacas e perda de memória.

A falta de vitamina B6 no nosso organismo pode causar anemia.

Alguns dos melhores alimentos para uma dose de vitamina B6 são os abacates, bananas, carnes, feijão, peixe, farinha de aveia, nozes, sementes e frutos secos.

Vitamina B7

A Vitamina B7 também conhecido como biotina, é necessária para o crescimento celular e síntese de ácidos gordos.

Esta vitamina mantém o cabelo e pele saudável, promove o crescimento do cabelo e ajuda na saúde das unhas.

A vitamina B7 é necessária para o crescimento dos ossos e medula óssea, ajudando também a manter os níveis normais de colesterol.

Algumas das melhores escolhas alimentares para obter vitamina B7 são o peixe, batata doce, amêndoas, cenoura, banana, melão, vegetais de folhas verdes, lentilhas, arroz integral, pimentas, gema de ovo, soja, aveia.

Vitamina B9

A vitamina B9 também conhecida como ácido fólico é essencial para a saúde da mulher, ajudando a prevenir doenças cardíacas, hipertensão, Alzheimer, depressão, cancro e perda de memória. Também melhora a saúde do cérebro, fertilidade e desenvolvimento fetal durante a gravidez.

A deficiência de vitamina B9 em mulheres grávidas pode causar defeitos do tubo neural no bebe, tais como espinha bífida.

Alimentos ricos em vitamina B9 incluem vegetais escuros verdes, espargos, melões, morangos, legumes, feijão e ovos.

vitamina B12

Outra vitamina essencial para a saúde da mulher é a B12. Importante para o metabolismo, divisão celular e síntese de proteínas.

Esta vitamina ajuda na prevenção de doenças cardíacas, perda de memória e anemia.

Pode ser usada para tratamento da depressão, ajudando a manter o sistema nervoso e funcionamento do cérebro saudável.

Deficiência de vitamina B12 pode causar irritabilidade e depressão.

Algumas das melhores fontes alimentares de vitamina B12 são o queijo, ovos, peixe, carne, leite, iogurte e cereais matinais fortificados.

Vitamina C

Conhecida como um potenciador da imunidade, a vitamina C tem muitos benefícios de saúde para as mulheres.

Ajuda a acelerar o processo de cicatrização, promove o crescimento dos tecidos e reduz o risco de certos tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

Desempenha também um papel chave na formação de células vermelhas do sangue.

Alguns dos melhores alimentos ricos em vitamina C são brócolos, kiwi, batata, morangos, couves e tomates.

Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que promove a absorção de cálcio e que desempenha um papel fundamental na manutenção dos ossos fortes.

A vitamina D também reduz o risco de esclerose múltipla, artrite reumatoide e vários tipos de cancro.

Pode ajudar na redução de sintomas da síndrome pré-menstrual e proteção da visão.

A deficiência desta vitamina pode enfraquecer os ossos e contribuir para a osteoporose.

Uma exposição diária à luz solar pode dar o seu corpo a dose necessária de vitamina D.

Para a maioria das pessoas de pele clara, uma exposição de 10 a 15 minutos é suficiente para produzir vitamina D para o corpo.

Os alimentos ricos em vitamina D são o peixe gordo, leite fortificado, fígado e ovos.

Vitamina E

A Vitamina E contém propriedades anti envelhecimento que combatem os danos celulares e desaceleram as mudanças relacionadas à idade.

Esta vitamina também ajuda a prevenir doenças cardíacas, cataratas, perda de memória e certos tipos de cancro. A vitamina E é essencial para a pele e cabelo.

Os alimentos ricos em vitamina E incluem germe de trigo, avelãs, amêndoas, espinafres, óleo de milho, óleo de fígado de bacalhau, manteiga de amendoim e sementes de girassol.

Vitamina K

A vitamina K desempenha um papel-chave na promoção de ossos fortes, mantendo a coagulação do sangue normal e reduzindo o risco de diversas doenças cardíacas.

Esta vitamina é necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Podemos obter vitamina K através de vegetais de folhas verdes, óleo de soja e óleo de peixe.

Uma boa forma de obter todas as vitaminas essenciais é comer diariamente várias porções de fruta e legumes. No caso de optar pelos suplementos

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