Todos os dias são encontradas mais evidências sobre os benefícios do consumo de peixe para a nossa saúde!

O peixe é uma fonte de proteína de alto valor biológico e encontramos na sua constituição as gorduras saudáveis. Os ácidos gordos do tipo ómega 3 presentes no peixe são responsáveis pela proteção cardiovascular além de muitos outros benefícios de saúde.

O salmão, a sardinha ou a cavala, contêm níveis elevados de ácidos gordos, pelo que são bastante indicados para uma alimentação equilibrada.

Segundo pesquisas recentes, devemos ingerir peixe pelo menos 2 a 3 vezes por semana para obtermos os seus benefícios. Hoje deixamos-lhe 5 razões para incluir mais peixe na sua dieta e melhorar a sua saúde.

Previne doenças cardiovasculares

A investigação científica conclui que pessoas que raramente consomem peixe têm uma maior probabilidade de sofrer de problemas cardíacos, quando comparadas com pessoas que ingerem pelo menos 2 vezes por semana. O consumo de peixe rico em gorduras do tipo ómega 3 reduz o nível de gordura no sangue, contribuindo para um sistema cardiovascular mais saudável.

Reduz do risco de Alzheimer

O consumo de peixe está associado à preservação de neurónios. De acordo com um estudo da Sociedade Radiológica Americana, as pessoas que consomem peixe de forma regular têm as células responsáveis pela memória e aprendizagem mais desenvolvidas. Desta forma os cientistas acreditam que um maior volume celular cerebral previne a doença de Alzheimer.

Melhora a pele e cabelo

Os ácidos gordos presentes no peixe são o tipo de gordura necessária para deixar a pele e cabelos bem nutridos e brilhantes. As últimas pesquisas concluem que o consumo destas gorduras são indicadas para o tratamento de doenças de pele como a psoríase.

Melhora a qualidade do esperma

Um estudo recente realizado em 188 indivíduos do sexo masculino concluiu que o consumo de peixe de forma regular, juntamente com outros alimentos saudáveis, promove espermatozóides mais fortes. São ainda necessários mais estudos nesta área, no entanto os dados já encontrados mostram que uma dieta constituída por peixe melhora a forma e mobilidade do esperma.

Contém doses de vitamina D

O peixe é uma forte fonte em vitamina D. Esta vitamina é responsável por evitar doenças, promover a saúde óssea e em conjunto com o ómega 3 diminuir o declínio cognitivo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.