Um estudo publicado na revista Obstetrics & Gynecology vem evidenciar a relação entre um aumento do índice de massa corporal (IMC) entre gravidezes e o aumento do risco de vir a desenvolver diabetes gestacional durante a segunda gravidez. Este estudo é o resultado do acompanhamento de mais de 22 mil mulheres e possui um nível de evidência II.

Esta é mais uma das razões pelo qual se aconselha a manutenção de um peso saudável durante a vida adulta e no caso específico das mulheres, também entre gravidezes. Para além deste risco acrescido da mulher vir a sofrer de diabetes na gravidez, é um sinal de existência de resistência à insulina, que predispõem a mulher a uma desregulação hormonal, aumentando a dificuldade do controlo do seu peso à posteriori.

Existe ainda uma maior possibilidade desta tornar-se diabética e interferir com a saúde do seu filho. Por estas razões aconselha-se aos casais que pretendem ter filhos que façam consultas de pré-conceção, mesmo quando já possuem um filho, de forma a evitar complicações de saúde adicionais para a mãe e possíveis complicações de saúde para o futuro filho.

Dra. Joana Pinheiro
(nutricionista)