Depois dos excessos do Natal e do Ano Novo podemos sempre orientar-nos por algumas dicas comuns que nos ajudam a regressar à normalidade: aumentar a atividade física, beber mais chás, cortar nos doces e fritos, aumentar o consumo de saladas e legumes ou restringir os sumos naturais ou refrigerantes.
No entanto, todos os seres humanos têm uma cadeia genética diferenciada e única, pelo que, muitas vezes, estas sugestões não são suficientes e ai é aconselhável recorrer ao apoio profissional e direcionado de um nutricionista.
Os especialistas ajudam a identificar, através de sintomas e avaliações minuciosas, o que o seu corpo quer dizer quando não está a atingir os objetivos que deseja.
Poderão ser vários os fatores que a bloquear o resultado, como o mau funcionamento do intestino, a retenção de líquidos, enxaquecas, patologias associadas, más escolhas e conjugações de alimentos ou mesmo suplementos não adequados.
A dieta não são apenas folhas de alface
Nesse sentido, é necessário livrarmo-nos do estigma de que dieta são apenas folhas de alface. São vários os sabores e os prazeres papilo-gustativos que pode ter um prato saudável.
Os nutricionistas trabalham no sentido de melhorar todas as lacunas, de forma altamente personalizada, olhando sempre em primeiro lugar para a saúde.
Quando nos batemos pela nossa saúde, porém, é inevitável que a estética esteja associada – ambas estão intimamente ligadas e por vezes o que está errado é a gestão de prioridades.
Dando o exemplo da celulite na mulher, mudando a alimentação, por vezes, é possível atingir logo resultados de redução – fazer um tratamento posterior para potenciar esses resultados é a cereja no topo do bolo.
Não hesite em procurar ajuda profissional sempre que sinta que precisa de melhorar a sua condição.
Desejo um excelente 2016 e deixo uma receita que irá ajudar nos excessos das épocas festivas.
Chá Detox
Para 1,5L de água colocar duas colheres de sopa cheias de Cardomariano, 1 rodela de gengibre fresca (dois centímetros) e pau de canela.
Deixe ferver e quando entrar em ebulição mantenha ao lume durante dois minutos. Deixe repousar oito minutos, coe e beba ao longo de todo o dia.
Por Neide Rangel, Nutricionista na Clínica Livewell
Comentários