O fim das férias é, por norma, uma das alturas do ano em que as pessoas ganham uns quilinhos a mais. É jantaradas com os amigos, gelados para ajudar a combater o calor e quando dá por si a balança já está a acusar peso a mais. Veja os concelhos que se seguem para não voltar a cair no mesmo erro.

1. O primeiro passo passa por ser sincero consigo mesmo e analisar quais os fatores (e alimentos) que contribuíram para o aumento de peso progressivo. Se acha que não consegue obter uma resposta nem chegar a nenhuma conclusão, opte por recorrer a um bom nutricionista que, melhor que ninguém, lhe poderá indicar o que anda a fazer de errado.

2. Se quer perder peso e mudar à séria, afaste-se dos tratamentos e dietas milagrosas que qualquer pessoa pode adquirir em farmácias ou ervanárias. Tudo não passa de uma estratégia de lhe extorquírem mais dinheiro através da compra de novos produtos e sem resultados à vista.

3. Não veja esta mudança como um sacrifício mas sim como uma coisa boa e positiva. O facto de encarar esta nova fase da sua vida de outra perspectiva vai ajudá-lo a alcançar os seus objetivos com muito mais facilidade. Quando os novos hábitos que pretende incutir no seu dia-a-dia já estiverem interiorizados, foque-se nos objetivos seguintes como a perda de peso.

4. Até que esta mudança deixe de ser vista como tal e passe a ser encarada como o seu novo estilo de vida ainda vai demorar algum tempo. Este vai ser um processo de adaptação que vai exigir bastante calma da sua parte, por isso não desespere.

5. Vá falando com um médico e fazendo exames regularmente de forma a ir acompanhando e tomando consciência do progresso que tem feito ao longo do tempo.

6. Por fim, procure identificar e fugir de todas as fontes tóxicas que pode ter na sua vida, rodeando-se apenas de coisas que lhe façam bem e pessoas que o apoiem nesta altura de transição.