Muita gente ainda pensa que são um alimento pouco saudável mas, na realidade, não é bem assim. O cálcio dos gelados é absorvido como o do leite, podendo contribuir para a dose diária recomendada daquele mineral, segundo um estudo publicado na revista Eat Right da American Dietetic Association nos Estados Unidos da América. Os autores da investigação sublinham que os gelados utilizados na pesquisa tinham um «perfil nutricional responsável».

Na verdade, os alimentos continham 220 miligramas de cálcio, sendo que um dos gelados aportava 3% de gordura láctea e 91 calorias e o outro gelado apresentava 9% de óleo vegetal e 115 calorias, mais ou menos o mesmo valor calórico que um gelado de leite tipo snack ou uma bola de gelado de leite disponíveis no mercado. Em termos práticos, apresentavam uma quantidade de calorias considerada razoável por muitos especialistas.

O estudo, que comparou a absorção do cálcio do leite com o de gelados, garante que o mineral, conhecido por contribuir para a saúde dos ossos, é usado pelo organismo de igual forma após o consumo daqueles alimentos. Sabe-se que nos países industrializados as principais fontes de cálcio são o leite e outros produtos lácteos, que representam no total entre 50 a 80% da dose diária recomendada do mineral.

Os cuidados alimentares que deve ter

Nos últimos anos, no entanto, tem-se verificado que o leite está a ser substituído por outro tipo de bebidas, nomeadamente refrigerantes, o que pode baixar a percentagem consumida por dia deste mineral. Neste contexto, os investigadores garantem que o gelado pode ser uma alternativa para ingerir cálcio, já que é um alimento apelativo, mas apenas se for preparado com leite ou nata, como sucede com os caseiros e os artesanais.

A ingestão deste alimento, segundo os autores do estudo e muitos nutricionistas, deve todavia ser enquadrada numa alimentação equilibrada que inclua outras fontes do mineral, como é o caso, além do leite e seus derivados, dos legumes verdes (espinafres, brócolos, nabiças e curgete, por exemplo), cereais, frutos secos e peixes. Veja também as melhores opções de gelados que deve fazer para não prejudicar a sua saúde nem enfurecer a sua balança.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.