Sejamos realistas, as gordurinhas que temos a mais não se vão evaporar apenas porque o Verão está a chegar e nós queremos muito que isso aconteça. Era bom era mas não é assim que o nosso organismo funciona.

Na verdade, ele só faz o que você manda: se não faz exercício, se todos os dias come coisas que não deve e em quantidades exageradas, é natural que o seu corpo se ressinta. Aprenda a queimar essas gorduras, modificando o seu estilo de vida e a sua alimentação.

Metabolismo

Cada um de nós tem o seu metabolismo, o que significa que precisamos de diferentes quantidades de energia para que o nosso organismo funcione bem. Aquilo que ingerimos só se vai acumular se consumirmos mais do que precisamos, ou seja, se houver excesso energético.

Portanto, se tem gorduras instaladas, isso significa que está a comer mais do que precisa ou a escolher os alimentos errados. É preciso respeitar o corpo e a forma como ele funciona.

Por exemplo, não coma demasiado ao jantar nem petisque antes de se deitar, porque o organismo está a preparar-se para descansar e não digere tão bem os alimentos, que se vão acumular sob forma de gordura.

Alimentação

Há regras básicas que tem de seguir se quer mesmo emagrecer. Por exemplo, deve tomar o pequeno-almoço logo depois de acordar, evitar passar mais de três horas sem comer e beber muita água: antes, durante e depois da refeição. A água é o principal transporte de nutrientes no organismo e ajude a eliminar as toxinas do corpo.

As frutas e os legumes também devem fazer parte da sua dieta diária, tal como os alimentos integrais, que são ricos em fibras, proporcionam uma sensação de saciedade e têm poucas calorias.
Ao cozinhar, evite fritos e os molhos, pois têm muita gordura e são, consequentemente, mais calóricos. Prefira os grelhados e cozidos.

Erros alimentares que pesam na balança

  • Beber pouca água
  • Abusar no uso do sal
    e açúcar
  • Preferir alimentos ricos em gorduras
  • Ingerir poucos vegetais, frutas e lacticínios
  • Consumir bebidas alcoólicas em excesso
  • Passar muitas horas
    sem comer
  • Consumir mais calorias
    do que precisa

Veja na página seguinte: A importância do exercício físico

Uma boa estratégia para perder peso não fica completa sem a actividade física: o esforço requer energia e, para isso, o corpo usa as reservas energéticas, como as gorduras.

Antes de fazer desporto deve ingerir alimentos com baixo índice glicémico (cereais integrais, frutas) que o organismo absorve mais lentamente.

Depois do treino não esqueça os hidratos de carbono, como pão ou massa, que ajudam o corpo a recuperar. E se pensa que quanto mais transpira, mais gordura queima, desengane-se. Pelo contrário, cansa-se mais depressa e desidrata-se, o que pode fazer com que nem chegue a ter tempo de queimar as calorias, já que só após 15 minutos de treino começa a eliminá-las.

Sabia que...

O organismo de uma pessoa sedentária perde a capacidade de usar a gordura como fonte de energia. A massa muscular diminui e quanto menos músculo tem, menos calorias o organismo queima para funcionar.

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