A fruta é um alimento muito rico em nutrientes que são essenciais na sua alimentação, como a vitamina A, caroteno, vitamina C,  antioxidantes, potássio, e outros. Tem um baixo valor calórico e é também um dos principais fornecedores de fibras alimentares.

Infelizmente, o consumo deste alimento protector do nosso organismo tem-se vindo a revelar insuficiente no nosso país, com maior incidência nas áreas urbanas.

Este é um dado muito importante e que devemos contrariar. A fruta quando ingerida em quantidades adequadas pode ser muito importante para o organismo: estimula o crescimento, o bem estar e o normal funcionamento de órgãos e tecidos. também muito influente na prevenção de numerosas doenças (doenças metabólicas, obesidade, diabetes, etc. doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancros (estômago, cólon, etc.).

Na sua alimentação deverá introduzir a fruta em geral, o aconselhável são 3 a 4 peças de fruta por dia. Se estiver em processo de emagrecimento deve evitar determinados tipos, pelo seu elevado teor de açúcar e hidratos de carbono, por ex. a banana, os figos, a fruta tropical, etc., e consumir moderadamente os frutos secos (nozes, amêndoas, caju, pinhões, passas, etc.). Opte por consumi-la ao longo do dia nos intervalos das refeições acompanhada sempre de um pouco de pão ou 2/3 bolachas, para que se sinta saciado e consiga evitar a tão conhecida fome de doce!

A próxima vez que pensar não ter tempo para comer bem, lembre-se que a fruta existe, é um bom alimento, fácil de transportar e não precisa de preparação. Sem dúvida um dos alimentos mais convenientes que existem!

Joana Ávila
Nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva