O governo de Macau confirmou a contratação de 529 profissionais de saúde até ao final do ano, oriundos de territórios como Portugal, Taiwan e interior da China.
Cinco hospitais universitários admitem recorrer à justiça para garantir e defender o direito de todos os doentes com hepatite C ao acesso aos tratamentos.
O vice presidente da Sociedade de Gastrenterologia apelou esta quinta-feira a uma “agilização” nas negociações entre a tutela e a indústria farmacêutica em relação ao tratamento da hepatite C, referindo que “têm morrido doentes por não terem tido acesso ao medicamento”.
O secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar afastou esta quinta-feira a hipótese de proibir a utilização de carne picada, defendendo o seu consumo na altura em que é triturada.
"A epidemia de Ébola não foi erradicada", advertiu esta quinta-feira em Adis Abeba o coordenador especial da ONU para a luta contra a febre hemorrágica, o britânico David Nabarro.
A prática de atividade física ajuda mesmo a prevenir e tratar a depressão e a combater e aliviar o stresse. A investigação sueca que o comprova é liderada por um especialista… português!
Portugal vai enviar um laboratório para despiste de casos suspeitos de Ébola para a Guiné-Bissau nas próximas semanas, disse à agência Lusa o embaixador português na capital guineense, António Leão Rocha.
A União Africana (UA) divulgou, em Adis Abeba, que vai criar um fundo de solidariedade para a luta contra o Ébola e um centro de prevenção e de controlo de doenças.
Os Ministérios da Saúde e das Finanças autorizaram a abertura de concursos para 275 médicos hospitalares e para 115 médicos de família, anunciou a Administração Central do Sistema de Saúde.
A área de Lisboa e Vale do Tejo consome mais de 50% do financiamento extraordinário do Serviço Nacional de Saúde, ultrapassando o montante global das regiões Norte e Centro (37,9%), mostram diplomas legais publicados em Diário da República.
A qualidade da carne picada à venda em Portugal, posta em dúvida num estudo divulgado esta semana, vai ser esta quinta-feira o tema de uma reunião da Comissão da Segurança Alimentar, composta por 12 membros e criada em 2014.
O ministro da Saúde disse esta quarta-feira que o adiamento de uma cirurgia oncológica no hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, poderá dever-se a uma “falha” pontual, mas garantiu que o caso será resolvido.
O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos manifestou esta quarta-feira o seu apoio aos médicos que se demitiram de chefes de equipa de urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada.
O ministro da Saúde disse esta quarta-feira no Algarve que espera receber dentro de dias a proposta da farmacêutica Gilead Sciences no âmbito das negociações para baixar o preço de um novo medicamento para a hepatite C que a empresa comercializa.
O presidente do Infarmed acredita que “dentro de dias” poderá surgir o acordo com o laboratório que comercializa o Sofosbuvir, um novo medicamento contra a hepatite C, aguardando resposta da empresa à última proposta do instituto.
A Deco reiterou esta quarta-feira que a utilização de sulfitos na carne picada é “proibida por lei”, numa reação ao esclarecimento da ASAE de que estes conservantes podem ser utilizados nos preparados de carne, como hambúrgueres e almôndegas.
O Infarmed decidiu retirar esta quarta-feira do mercado duas dezenas de medicamentos genéricos, seguindo as recomendações da Agência Europeia do Medicamento (EMA), devido a problemas detetados nos ensaios clínicos.
O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) defendeu esta quarta-feira que os médicos devem continuar a gerir as suas consultas em função das “melhores práticas médicas e não limitar a prestação de cuidados médicos aos ponteiros do relógio”.
A Agência Europeia do Medicamento recomenda a suspensão de centenas de genéricos, dos quais 64 comercializados em Portugal, mas o Infarmed ainda não tomou uma decisão, alegando que “a análise de risco não evidenciou existir falta de segurança ou eficácia”.
Cerca de 11 médicos oftalmologistas e enfermeiros são voluntários, pagaram as viagens de avião de Portugal para a Guiné-Bissau, bem como todas as outras despesas para ficar 11 dias a dar consultas e a realizar cirurgias no Hospital de Cumura, nos arredores de Bissau (veja o vídeo na segunda página).