Os últimos dados publicados pelo INE, no que respeita às principais causas de morte no ano passado, são bastante reveladores: as quedas de idosos aumentaram 50% em cinco anos, e foram responsáveis por mais de 500 óbitos no ano passado. O fenómeno faz com que alguns especialistas já falem num problem
Oito em cada 10 mulheres fazem rastreios regulares do cancro do colo do útero, segundo uma sondagem que alerta contudo para o facto de cerca de 16,8 por cento das mulheres nunca ter feito uma citologia. Anualmente são diagnosticados em média mil novos casos deste tipo de cancro em Portugal.
Ana Castro, investigadora e Oncologista Médica, é a nova Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço. A distinção do GECCP enquanto parceiro institucional para a reflexão sobre a patologia do cancro de cabeça e pescoço em Portugal e a colaboração com a tutela para a optimização das
O diretor- geral da empresa de medicamentos Labesfal Genéricos, Ismael Gomes, considerou hoje que o mercado nacional de genéricos estabilizou ao longo do ano de 2014, contrastando com o crescimento verificado em 2013.
O Reuma.pt é um registo nacional de doentes com patologia reumática que reúne já mais de 12 mil doentes e permite aos médicos reumatologistas de todo o país aceder a informações sobre os doentes, registar e perceber a sua evolução. Por outro lado, segundo os especialistas médicos, o portal ajuda a t
A região Norte vai ter a partir de fevereiro 64 novas camas de cuidados continuados, elevando para 2080 o número de espaços para prestação destes cuidados, adiantou à Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.
Um grupo de doentes com hepatite C vai avançar, em fevereiro, com uma providência cautelar contra o Ministério da Saúde, para que lhes seja permitido ter acesso ao Sofosbuvir, um medicamento que os pode curar da doença.
A Ordem dos Enfermeiros diz que a contratação de “umas dezenas de profissionais de enfermagem”, anunciada pelo ministro da Saúde, pretende “responder ao alarme social” provocado pelas mortes nas urgências e não resolver o problema.
As uniões dos casais que tiveram bebés prematuros permanecem passados cinco anos após o nascimento dos filhos, o que sugere que a prematuridade tem efeito de coesão e não de rutura, conclui um estudo desenvolvido no norte de Portugal.
A primeira remessa de uma vacina experimental contra o ébola está nesta altura a caminho da Libéria, um dos países mais afetados pelo vírus da febre hemorrágica.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai analisar a alegada atividade fictícia na marcação de cirurgias no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), segundo fonte deste organismo.
Encontro de especialistas internacionais no Porto para analisar os avanços terapêuticos de uma doença rara relança o debate da prioridade de recurso a tratamentos dispendiosos. As opiniões dividem-se!
“Oncofertilidade - Uma nova abordagem dos doentes jovens com cancro” é o nome da sessão pública que, a 28 de fevereiro, sábado, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, vai mostrar a importância da prestação do máximo de informação aos doentes oncológicos sobre a possibilidade de preserv
O diretor-geral da Saúde, Francisco George, disse esta sexta-feira que a mortalidade prematura em Portugal constitui um "problema que muitos ignoram", sendo que 25% das mortes ocorridas anualmente são de pessoas que não atingiram os 70 anos.
O Ministério Público está a investigar os casos dos doentes que morreram nas urgências dos hospitais de S.José, Peniche e Santa Maria da Feira, disse fonte da Procuradoria-geral da República. Neste inverno já morreram pelo menos oito pessoas em urgências.
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta sexta-feira que não é possível discutir um plano de catástrofe quando a catástrofe está a acontecer no sistema de saúde e defendeu que a atual epidemia de gripe era antecipável.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa disponibilizou 30 camas de Cuidados Continuados Integrados, perfazendo um total de 1.662 na região, uma medida que irá contribuir para a libertação de camas necessárias nos hospitais.
A Câmara de Penafiel vai exigir ao Ministério da Saúde medidas urgentes para controlo da tuberculose nas freguesias com elevado número de trabalhadores nas pedreiras.
O secretário-geral do PS propôs esta sexta-feira a imediata concessão da isenção do pagamento de taxas moderadoras para os utentes que recorrem às urgências dos centros de saúde com doença aguda, medida que defendeu ser extraordinária e temporária.
Um terço dos casos de gripe detetados na terceira semana deste ano pertencem ao vírus A(H3), que inclui estirpes diferentes da que consta nas vacinas administradas nesta época gripal, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da doença.
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que gere três hospitais da região, criou num esquema fictício que envolve cancelamentos e reagendamentos sucessivos de procedimentos cirúrgicos para não pagar operações em hospitais privados.