Cerca de meia centena de doentes com hepatite C e seus familiares concentraram-se hoje frente à Assembleia da República para exigir acesso imediato aos tratamentos que permitam salvar quem está em risco de vida.
“Não me deixe morrer, eu quero viver”, gritou hoje José Carlos Saldanha, doente que aguarda tratamento contra a hepatite C, ao dirigir-se ao ministro da Saúde, durante uma audição que decorre na Comissão Parlamentar da Saúde.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, mostrou-se hoje “disponível para legislar” o alargamento da isenção de pagamento de taxas moderadoras dos 12 para os 18 anos.
O ministro da Saúde reconheceu hoje a necessidade de alargar os critérios para os doentes terem acesso aos tratamentos inovadores contra a hepatite C e não apenas os que estão em risco de vida.
O filho de uma doente com hepatite C que morreu recentemente e um doente qua aguarda o medicamento inovador para a doença estão esta quarta-feira a assistir à audição do ministro da Saúde no Parlamento, pretendendo questioná-lo no final.
Projeto de investigação com 60 participantes arranca em maio. O processo de recrutamento é feito nos hospitais envolvidos. Programa decorrerá até meados de 2017…
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro manifestou-se hoje satisfeito com o anúncio do governo de um investimento de 40 milhões de euros para o tratamento oncológico, apesar de considerar que as verbas nunca são suficientes.
O Governo anunciou esta quarta-feira um investimento de 40 milhões de euros para tratamento de doentes oncológicos nos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) de Lisboa, Porto e Coimbra, sendo metade do valor fornecido pela tutela e a outra por fundos comunitários.
Especialistas em dor crónica denunciaram que há doentes graves que faltam às terapias da dor por falta de dinheiro para os transportes e outros pedem para fazer o tratamento em horário pós-laboral com medo de perder o trabalho.
O Governo vai atribuir em 2015 mais de 16,5 milhões de euros através de contratos-programa para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), entre unidades de convalescença, cuidados paliativos e média ou longa duração.
A colheita de órgãos em dadores com coração parado deverá começar a ser feita até ao final deste ano, uma vez que a legislação está concluída e vão iniciar-se os processos de treino das equipas e candidaturas dos hospitais.
Todos os distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de valores baixos das temperaturas mínimas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Deco e a ASAE vão ser ouvidas hoje na Comissão de Agricultura e Mar a pedido do PS, na sequência de um estudo da associação de defesa do consumidor sobre a qualidade da carne picada vendida em Portugal.
Em 2014 realizaram-se em Portugal 747 transplantes de órgãos, menos 42 do que no ano anterior, uma descida que o presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) considera ser pouco significativa, mantendo os níveis estáveis.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou esta terça-feira um aviso sobre o período prolongado de frio, que se fará sentir em Portugal Continental, em especial a partir de quinta-feira.
Os médicos acusam a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) de cometer uma ilegalidade ao tentar impedir os profissionais de trabalharem em mais de duas unidades privadas.
Todos os anos morrem mais de quatro mil portugueses vítimas de um enfarte agudo do miocárdio, uma situação que os especialistas querem ver alterada, relembrando a importância da prevenção da doença no dia em que se celebra o Dia Nacional do Doente Coronário.
No inverno, os seniores sentem menos sede e por isso ingerem menores quantidades de líquidos, o que pode comprometer gravemente a sua hidratação e consequentemente a sua saúde, explica Ana Rita Lopes, Coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.
Uma plataforma de telemedicina conjugada com instrumentos de diagnóstico de oftalmologia, uma solução integrada e pioneira a nível mundial, será apresentada na quarta-feira, durante uma consulta entre Lisboa em São Tomé e Príncipe.
A Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (APCP) pretende dar a conhecer técnicas para estimular o envelhecimento ativo, através de ações de formação a técnicos e estudantes da área da gerontologia.
Duas médicas cubanas iniciaram funções no concelho de Pombal no âmbito de um protocolo entre o município e a Administração Regional de Saúde do Centro que visa colmatar a falta de clínicos, disse esta terça-feira o presidente da autarquia.
José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, está contra o que diz ser a redução dos doentes a protocolos que representam uma forma de “enganar os doentes”. A Ordem dos Médicos garante que os enfermeiros não têm formação para fazer diagnóstico.
As temperaturas mínimas vão sofrer uma descida acentuada a partir de quarta-feira devido à passagem de uma massa de ar frio, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Portanto, o melhor é agasalhar-se para evitar ficar doente.
Perto de 100 farmácias de Setúbal, Coimbra, Viana do Castelo e Beja já começaram a dispensar medicamentos por receita eletrónica, sem necessidade de receita médica, dando cumprimento a um programa apresentado hoje em Setúbal pelo ministro da Saúde.