As dívidas do Centro Hospitalar do Médio Tejo, composto pelos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, ascendem a mais de 42 milhões de euros, anunciou o respetivo Conselho de Administração.
“Não caia nisso” é o tema de uma campanha de sensibilização que a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) lança na quarta-feira para prevenir as quedas na população idosa.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste informou que análises recentes feitas água do hospital de Bragança revelaram que já não existe “legionella”, o que atribuiu “à eficácia das medidas adotadas”.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação apelou à dádiva de sangue, devido à quebra nas colheitas nesta altura do ano, com as constipações e as gripes a afastarem dadores regulares.
Uma insulina "inteligente" experimental, que atua durante 14 horas, apresentou resultados promissores em ratos e poderá ser testada em pessoas com diabetes tipo 1 dentro de dois anos, indicaram os investigadores.
A Câmara de Bragança aprovou hoje por unanimidade um pedido de esclarecimento sobre a presença da Legionella no hospital da capital de distrito em que são reclamadas medidas para solucionar o problema.
O investigador Tiago Monteiro, do Centro de Neurociências de Coimbra, foi distinguido pela Gulbenkian pelo seu envolvimento num estudo sobre o papel do nitrito, ascorbato e óxido nítrico em patologias cerebrais, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
As universidades do Algarve e de Salamanca, Espanha, assinaram um acordo para uma investigação conjunta e transdisciplinar sobre o envelhecimento populacional na Península Ibérica, referiu hoje à Lusa a investigadora da academia algarvia, Nídia Braz.
O psiquiatra Luís Patrício manifestou-se favorável à venda de canábis nas farmácias, para uso terapêutico, numa posição coincidente com a da ministra da Justiça.
O presidente do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência considerou esta segunda-feira que “ainda não é hora” de discutir a despenalização de uso de drogas leves, devido à situação do país e porque os indicadores sobre consumos são positivos.
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica vão reali dois dias de greve nacional, esta quinta e sexta-feira, para exigir a revisão de carreira e para lutar por melhores condições para os profissionais.
Os ensaios clínicos na Guiné de um antiviral japonês, que revela alguma eficácia contra o vírus Ébola, foram estendidos a outros centros do país, anunciou o coordenador nacional da luta contra o Ébola, Sakoba Keïta.
O número de mortos pela epidemia de Ébola nos três países africanos mais afetados pela doença - Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri - ultrapassou a barreira das 9.000 pessoas, divulgou, em Genebra, a Organização Mundial da Saúde.
Nove distritos do continente estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo frio, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lamentou o “inverno muito difícil” e de “momentos trágicos” no setor da Saúde, em Portugal, com situações “que precisam de ser avaliadas melhor”.
O Instituto Ricardo Jorge e o Hospital Pediátrico de Coimbra vão estar envolvidos num projeto europeu durante os próximos três anos para apurar o número de doentes autistas na Europa e melhorar os tratamentos.
Terapêutica inovadora, já testada com êxito em ratos e macacos, pode garantir uma prevenção múltipla e de longa duração. Portugueses continuam a menosprezar a doença...
O Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT) classificou esta sexta-feira como “verdadeiramente histórico” o acordo alcançado pelo Estado para compra de medicamentos inovadores para a hepatite C.
A associação SOS Hepatites manifestou-se hoje “imensamente feliz” com o acordo alcançado pelo Estado para a aquisição de medicamentos inovadores para a hepatite C.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste divulgou esta sexta-feira que foi detetada a presença de Legionella na água do hospital de Bragança e que foram “tomadas as medidas necessárias”, sem registo de casos de doença.
Na próxima semana o novo medicamento para tratar a Hepatite C já vai estar disponível em “quantidades substanciais” e durante o corrente mês há condições para os doentes emergentes estarem em tratamento, anunciou o ministro da Saúde.
O ministro da Saúde explicou esta sexta-feira que o acordo que o Estado alcançou para fornecimento de dois medicamentos inovadores para a hepatite C prevê o pagamento por doente tratado. Doente não terá qualquer custo.
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, diz que o projeto do Governo de transferência de competências da administração central para as autarquias “é uma enorme armadilha” para descarregar encargos nas câmaras.
Escovar bem os dentes nunca reuniu consenso. Movimentos circulares, movimentos verticais, movimentos de frente para trás ou de trás para a frente... Cada médico e cada livro sugerem técnicas diferentes. Mas deixar a boca livre de bactérias é afinal mais fácil do que parece.