A epidemia de ébola no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) provocou 181 mortos desde que foi declarada em 01 de agosto deste ano até à passada quinta-feira, segundo registos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje para que se vençam “preconceitos e obstáculos institucionais” à criação do Estatuto do Cuidador Informal, uma causa que “merece o esforço de todos”.
Uma paciente que sofria de fibrose cística desenvolveu cancro em França após receber os pulmões de uma mulher fumadora, de acordo com um estudo publicado na revista Lung Cancer.
A associação pediátrica do Hospital de São João defende o “ajuste direto” da Ala Pediátrica, alertando que o concurso público previsto pelo Governo pode atirar a conclusão da obra “para daqui a quatro, cinco, seis ou sete anos”.
Investigadores europeus estão a estudar algas marinhas invasoras na costa entre Peniche e a Galiza e a desenvolver novos produtos para a indústria farmacêutica, cosmética e alimentar criados a partir dessas algas.
O movimento de enfermeiros que quer marcar uma greve prolongada nos principais blocos cirúrgicos do país conseguiu hoje ultrapassar a meta de 300 mil euros na recolha de fundos que estava a ser realizada.
Morreu Amal Hussain, a menina de sete anos escondida num corpo doente de magro que um fotojornalista do jornal norte-americano "The New York Times" eternizou numa fotografia. A criança não resistiu às consequências do seu estado de desnutrição.
Apesar do rápido crescimento económico, a região Ásia-Pacífico tem quase 500 milhões de pessoas a passar fome e os programas de ajuda internacional estagnaram, revela um relatório da ONU.
A associação pediátrica do Hospital de São João, no Porto, está a estudar a apresentação uma queixa-crime contra quem mandou “parar a obra da ala pediátrica” daquela unidade, incluindo “políticos”, por manterem crianças internadas em contentores “miseráveis” desde 2011.
O Hospital Central da Beira (HCB), o principal do centro de Moçambique, vai introduzir este ano a cirurgia ambulatória, com a ajuda da Associação de Cirurgia Ambulatória de Portugal.
O número de óbitos devido a malária em Moçambique reduziu-se em 21% entre janeiro e setembro deste ano, comparado com igual período do ano passado, informou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde.
Muitos portugueses decidem fazer uma pausa e explorar a neve a partir desta altura do ano. Mas não é apenas o sol dos dias de praia que acarreta perigos para a pele: a neve tem um efeito refletor que aumenta até quatro vezes a quantidade de radiação ultravioleta à qual a pele é exposta, alerta a méd
Doentes deprimidos com elevados níveis de ácido úrico no sangue poderão estar em vias de desenvolver doença bipolar, de acordo com um estudo de vários médicos psiquiatras do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) divulgado hoje.
A greve prolongada dos enfermeiros nos principais blocos cirúrgicos dos hospitais públicos, convocada para de 08 de novembro a 31 de dezembro, foi desconvocada pelos sindicatos Sindepor e ASPE, segundo um aviso publicado na imprensa.
O SNS 24 vai reativar a linha sénior. Serviço é dirigido a pessoas com 75 e mais anos em situação de vulnerabilidade. Projeto arranca já em dezembro em dois agrupamentos de centros de saúde.
Os potenciais dinamizadores da cultura de canábis no Alqueva “acreditam que a procura deste canabinóide vai aumentar para ser utilizado em consumo medicinal e recreativo num número crescente de países”, diz Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva.
A empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, líder mundial da insulina, anunciou a demissão de 1.300 pessoas como parte de um plano de reestruturação das suas atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Um tratamento inovador envolvendo o estímulo elétrico da medula espinhal permitiu a pacientes paraplégicos voltar a andar, aparentemente reativando conexões nervosas. A novidade reacende as esperanças de recuperação dos movimentos mesmo anos depois da ocorrência de uma lesão.
As Jornadas "Médico Ativo, Paciente Ativo" vão para a sua 8.ª edição. O evento destina-se a médicos e tem lugar no dia 17 de novembro na Universidade Lusófona, em Lisboa.
"O mundo precisa de saber" é o título do livro que o médico português Gustavo Carona apresenta no sábado, no Porto, uma compilação das primeiras missões humanitárias que realizou na República Democrática do Congo, Paquistão, Afeganistão e Síria.
Os pacientes foram submetidos a intervenção cirúrgica de manhã de terça-feira (30.10), no Hospital Central de Nampula, e tiveram alta ao final da tarde do mesmo dia.