O grupo técnico que avaliou o desempenho da Parceria Publico Privada (PPP) do Hospital de Vila Franca de Xira deu nota positiva e recomendou a continuidade do modelo, anunciou a ministra da Saúde.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra integra um consórcio nacional que conquistou um financiamento de 800 mil euros para desenvolver uma plataforma de simulação e visualização 3D para cirurgias faciais, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que “está feita” a recuperação das duas greves cirúrgicas que levou ao cancelamento de milhares de cirurgias.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que, caso todos os médicos aceitem as posições do concurso que prevê 400 vagas de medicina geral e familiar, a percentagem de portugueses com médico de família pode chegar aos 98%.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que o Governo está disponível para avaliar a comparticipação das vacinas da meningite B, rotavírus e HPV, mas sublinhou que o que a Assembleia da República decidiu foi a inclusão de todas no Programa Nacional de Vacinação.
A Convenção Nacional da Saúde concluiu que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes falhas de medicamentos”.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu que os profissionais devem poder optar por trabalhar em exclusivo no serviço público, indicando que já apresentou a proposta ao Ministério da Saúde, mas ainda não obteve resposta.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou hoje uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser "fácil, acessível e entusiasmante".
A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) chamou hoje a atenção para as especificidades dos cuidadores de pessoas com a doença, que é crónica e de evolução tão rápida que tem um efeito devastador nas famílias.
A celebração do Dia Internacional do Yoga vai juntar mais de 2.000 praticantes desta modalidade de todo o país, no próximo domingo, em Lisboa, para uma aula que apela a “um planeta sustentável e pacífico”, anunciou hoje a organização.
A ministra da Saúde disse hoje que a falta de anestesistas no Hospital Pulido Valente se deveu a uma reorganização das escalas, assegurando que nunca esteve em causa a segurança dos doentes e a qualidade dos cuidados.
O ministro do Ambiente e da Transição Energética considerou hoje que a interdição de banhos no Algarve devido à presença de algas vermelhas é uma “medida de precaução” enquanto não houver resultados das análises à qualidade da água.
A presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke, defendeu hoje que os doentes e as associações que os representam devem ser reconhecidos como “verdadeiros parceiros” na definição das políticas da saúde.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera recolheu amostras de bivalves nas praias do Algarve que estão interditadas a banhos desde domingo devido à concentração de uma alga marinha que poderá ser perigosa para a saúde.
O estado indiano de Bihar enfrenta atualmente duas crises de saúde. Por um lado, um vírus cerebral associado ao fruto tropical lichia que provocou a morte de mais de 100 crianças e, por outro, a onda de calor extremo que já fez 78 mortos.
A ministra da Saúde apelou hoje aos partidos políticos para não perderem a oportunidade de aprovarem uma “lei de bases da saúde progressista”, que será “muito importante” para os portugueses e a continuação de um “enorme trabalho” no setor.
Equipas dedicadas e fixas nos serviços de urgência, a criação de uma especialidade em emergência/urgência e a reorientação de doentes para os centros de saúde são soluções defendidas por peritos para melhorar os serviços.
O novo relatório sobre as desigualdades no acesso à água, saneamento e higiene revela ainda que mais de metade da população mundial não tem acesso a serviços de saneamento seguros.
Dizem repelir piolhos, insetos ou enjoos, mas são produtos sem vantagens para o consumidor, à venda na Internet e nas lojas mais insuspeitas, adverte a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO).
Quinze associações de doentes e médicos lançaram uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos que pretende alargar o tratamento gratuito com bombas de insulina a todas as pessoas com diabetes tipo 1 que tenham indicação para usar este dispositivo.
Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose e a pneumonia, anunciou hoje a universidade mexicana que conduziu a investigação.
A Ordem dos Médicos alertou hoje para a urgência de alterar a forma e os prazos dos concursos para especialidades médicas, lembrando o fecho de urgências de ginecologia/obstetrícia por falta de especialistas.