O sol nasceu às 06:12 e só se vai pôr às 21:05, naquele que é o dia mais longo do ano, a marcar o Solstício de Verão no hemisfério norte, que começa às 23:34. Será a estação ligada ao calor e às férias, durante 93,66 dias, até à chegada do Equinócio do Outono, às 15:16 de 22 de setembro.

O verão começa com calor e sem chuva, em todo o continente e Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), só com chuva em algumas ilhas dos Açores, durante a semana, a destoar.

Para o resto do país, e durante toda a semana, será o verão em pleno, com as temperaturas acima dos 35 graus, no interior sul, ainda que se prevejam mais baixas para alguns locais do litoral norte, como Porto ou Viana do Castelo.

Ainda assim sem previsão de chuva, pelo menos na primeira semana de verão, depois de uma primavera que não foi normal. Segundo dados do IPMA o mês de março foi mais frio do que o normal, sendo o valor médio da temperatura o mais baixo dos últimos 31 anos e o 13.º mais baixo desde 1931.

Saiba também: 10 alimentos que o protegem do sol

Abril seguiu também assim estranho, “extremamente chuvoso”, com o valor médio da precipitação quase o dobro do normal (o 10.º mais alto desde 1931), o mesmo acontecendo em maio: o valor médio de quantidade de precipitação, 142,9 mm, foi muito superior ao valor médio (71,2mm), sendo o 5.º valor mais alto, desde 1931, e o valor mais alto dos últimos 22 anos.

Depois de uma primavera a parecer inverno, o dia de hoje prenuncia um verão a parecer verão. Segundo previsões a longo prazo (não do IPMA) pelo menos não chove até final de julho.

Radiação perigosa

Doze regiões do país apresentam risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras 13 estão com níveis muito altos. Em risco extremo estão as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Viseu e Vila Real.

Clique para ver as temperaturas

O instituto colocou também as regiões de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Sagres, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada em risco muito alto.

De acordo com o instituto, as regiões de Santa Cruz das Flores e Horta (Açores) estão com níveis moderados de exposição à radiação UV.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã, e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado de nor-noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul e nas zonas montanhosas da ilha e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas.

Para os Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, passando a aguaceiros durante a noite e vento fraco a moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 33 graus Celsius, no Porto entre 15 e 26, em Viana do Castelo entre 15 e 26, em Viseu entre 15 e 31, em Bragança entre 13 e 32, em Coimbra entre 15 e 31, na Guarda entre 14 e 28, em Castelo Branco entre 19 e 34, em Évora entre 17 e 36, em Beja entre 18 e 37, em Santarém entre 16 e 36, em Faro entre 22 e 29, no Funchal entre 18 e 25, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 18 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.