Quarenta e quatro por cento das vacinas dispensadas na época gripal 2010/2011 foram administradas nas farmácias, um aumento de 17 por cento face ao ano anterior, anunciou hoje a Associação Nacional das Farmácias (ANF).
Dos utentes que escolheram as farmácias como local de administração da vacina contra a gripe, 50% foram vacinados nos primeiros 15 dias de outubro de 2010, segundo os dados do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde da ANF (CEFAR).
Os dados foram divulgados no dia em que cerca de 1,9 milhões de vacinas contra a gripe começaram a ser vendidas nas farmácias e 350 mil distribuídas gratuitamente nos centros de saúde.
Na época gripal 2010/2011, “a cobertura vacinal atingiu 45% da população com 65 anos ou mais e as farmácias podem ter contribuído entre 6,6 e 10,3% para a concretização deste valor, constituindo um importante contributo em termos de saúde pública”, sublinha a CEFAR.
“O sucesso da campanha Vacinação Contra a Gripe Sazonal e Doenças Pneumocócicas nas Farmácias prova que a acessibilidade e distribuição geográfica das farmácias são uma mais-valia no combate à gripe e na promoção da saúde pública”, acrescenta.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacina às pessoas com mais de 65 anos, aos doentes crónicos e imunodeprimidos com mais de seis meses e grávidas com mais de 12 semanas de gestação.
Este ano, a DGS recomenda que a vacina da gripe seja tomada também pelas pessoas entre os 60 e os 64 anos, um grupo que não é considerado normalmente como população-alvo.
Também os profissionais de saúde ou, por exemplo, trabalhadores de instituições de idosos são grupos-alvo da vacinação sazonal, que este ano protege contra três vírus.
A subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avançou que a DGS pretende atingir uma meta de vacinação de 50% dos idosos, no geral, e de 70 a 80% nos idosos em instituições.
A responsável reconhece contudo que, nos últimos anos, Portugal, tal como outros países, tem tido dificuldade em cumprir as metas da Organização Mundial de Saúde neste domínio.
Ver notícia: 2 milhões de vacinas disponíveis a partir de hoje nas farmácias e centros de saúde
03 de outubro de 2011
Fonte: Lusa
Comentários