"Não Fume! Por si. Pela sua família. Pela sua Saúde e pela dos que o rodeiam" é o mote da campanha de sensibilização que a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) promove e a qual abrange rastreios gratuitos para toda a população, no âmbito do Dia Nacional do Não Fumador.

Com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção do cancro do pulmão e para os malefícios do tabaco, a associação realiza entre as 9h00 e as 18h00, no seu Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, rastreios gratuitos para medição dos níveis de monóxido de carbono nos pulmões. A iniciativa é realizada ao abrigo do Programa Nacional Antitabagismo da UHDC.

"O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir. A probabilidade de cancro do pulmão em fumadores é 15 vezes superior à dos não fumadores. No entanto, o tabagismo passivo assume cada vez mais importância como fator de risco", alerta a porta-voz da UHDC Cláudia Costa.

O tabagismo é o principal fator de risco para o cancro do pulmão e é a primeira causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais.

Em Portugal, estima-se a incidência de cancro do pulmão em 41,19 por 100.000 habitantes no homem e de 11,04 por 100.000 habitantes na mulher. Por cada ano, este valor aumenta 0.5%, tornando o cancro do pulmão a segunda causa de morte por doença oncológica em Portugal, vitimando 3.599 pessoas por ano.

12 de novembro de 2012

@SAPO