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A peça assinada pela artista plástica Mariana Gillot é a representação de um relógio de sol, em que as horas são substituídas pelas palavras "The Time Is Now", que por sua vez formam o seu mostrador. O ponteiro deste relógio (gnómon) é a mulher, colocada no centro, totalmente forrada de moedas que pretendem valorizar o feminino e a importância da vida humana.
"Esta mulher tem os braços abertos para demonstrar a sua disponibilidade e a cabeça aberta para revelar a sua postura positiva, exibindo o seu peito sem receios, que são dois corações, o símbolo da vida e do amor; o seu laço no topo da peça, símbolo do cancro da mama. A peça faz também a homenagem às tantas mulheres, verdadeiras lutadoras que já passaram por esta situação ou que a estão presentemente a vivê-la", descreve Mariana Gillot ao SAPO Lifestyle.
Segundo dados estatísticos recentes partilhados pela Liga Portuguesa contra o Cancro, o cancro da mama é o tumor maligno mais frequente nas mulheres em Portugal e em todo o mundo.
Quando diagnosticada e tratada precocemente, esta doença tem uma taxa de cura bastante elevada. Com o objetivo de promover a prevenção da patologia e a relevância do diagnóstico atempado, o AXN White vestiu a cor rosa pelo 4.º ano consecutivo, durante todo o mês de outubro, a desafiou vários artistas a desenhar uma peça que celebrasse esta data, no âmbito da iniciativa Family Talks - Luta Rosa, Pensa Rosa.
"A minha obra The Time is Now é uma escultura de exterior que produzi após ter aceitado o desafio lançado pelo AXN White a diversos artistas para retratarem esta causa. A minha proposta, para minha enorme felicidade, ganhou este concurso. Este foi um trabalho que desenvolvi ao longo de quatro meses", conta.
"The Time is Now retrata a urgência do tempo, a importância do 'agora'. Quando se trata da nossa saúde e neste caso específico, do cancro da mama, o rastreio deve ser realizado o quanto antes, pois essa celeridade será um fator importantíssimo no diagnóstico. Este título faz um apelo ao ouvido do público. O tempo não espera por ninguém", adverte a artista, acrescentando: "a vida é um ciclo cronometrado pelo tempo da nossa realidade, sem pausas nem delays e o momento para cuidarmos da nossa saúde é agora, sem atrasos, sem desculpas ou adiamentos".
Até ao final do mês junto ao El Corte Inglés de Lisboa
A inauguração da escultura aconteceu no dia 13 de outubro na entrada principal do El Corte Inglés de Lisboa, onde a obra se encontra até ao final do mês. "Sem qualquer dúvida que a localização desta obra tem um enorme impacto ao potenciar a ação de prevenção da população. Estamos na cidade de Lisboa, um grande centro, por onde passam diariamente centenas de pessoas que no percurso das suas vidas e dos seus trajetos são seduzidos e orientados pelas simbologias que fazem parte desta vivência citadina", refere a artista. Posteriormente a obra estará exposta no exterior do Hospital Lusíadas Saúde, que também se associa à causa.
Marta Trigoso, marketing manager dos canais AXN em Portugal, reforça: "Acredito que as marcas têm o dever de contribuir com os meios que têm à sua disponibilização para sensibilizar e gerar diálogos com a audiência e comunidades, sobre temas relevantes para o target que os segue".
Susana Santos, diretora de comunicação e relações internacionais do El Corte Inglés, partilha que a marca volta a associar-se ao movimento "Outubro Rosa" através de várias iniciativas, como a já reconhecida iluminação cor-de-rosa das fachadas dos edifícios da cadeia de lojas. "Destaque ainda para a Campanha Outubro Rosa, criada para angariar fundos que revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e que consiste na atribuição de 1 euro por cada compra numa seleção de artigos de moda mulher, moda jovem e moda íntima, de 13 a 30 de outubro", anunciou.
"Esta parceria da Lusíadas Saúde com o canal AXN White é muito importante, pois amplifica a nossa campanha de prevenção do cancro da mama. É mais uma forma de fazer chegar, a cada vez mais mulheres, o conhecimento sobre a importância do rastreio e do diagnóstico precoce do cancro da mama, para que estas possam adequar os seus comportamentos de uma forma mais informada", concluiu Eduarda Reis, presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde.
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