Com início às 10h00, o seminário conta com a abertura de Maria Karla Osório de Castro, Presidente da Fundação, Margarida Cruz, Diretora Geral da Acreditar e Fátima Heitor, Diretora do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra. Este evento conta com a presença de profissionais da área que irão discutir temas como o papel dos pais durante o internamento, o regresso a casa e a sobrevivência.

“Todos os anos cerca de 400 crianças e jovens são diagnosticadas com cancro em Portugal. Pretendemos que o Seminário de Oncologia Pediátrica ofereça ferramentas úteis para as famílias que têm de lidar no dia-a-dia com esta realidade”, refere Cristina Potier, Diretora Geral da FROC.

“Além do maravilhoso contributo dos profissionais da área vamos contar com a presença de sobreviventes de cancro infantil e familiares que irão partilhar os seus testemunhos e histórias”, explica, “É a primeira vez que este evento se vai realizar fora de Lisboa. Queremos desta forma dar oportunidade às famílias de outras zonas do país de mais facilmente participarem neste Seminário que organizamos”, conclui a responsável.

O 4º Seminário de Oncologia Pediátrica terminará com a atribuição do Prémio Fundação Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP a Carla Marques, psicóloga clínica do Hospital Pediátrico de Coimbra, pelo desenvolvimento de um projeto inovador na área da reabilitação cognitiva online, em crianças e jovens sobreviventes a tumores do sistema nervoso central.

Além da entrega do Prémio, serão também entregues as duas Menções Honrosas. A primeira, da autoria de Sandra Alves, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (IPOFG), reconheceu o “Desenvolvimento de uma abordagem terapêutica molecular para a Neurofibromatose tipo 1 através de exon-skipping”. A segunda Menção Honrosa foi atribuída a João Passos, do IPOFG de Lisboa, com o trabalho: “Caracterização molecular dos tumores primários do SNC - Implicações no diagnóstico, prognóstico e tratamento”.

A participação no 4º Seminário de Oncologia Pediátrica é gratuita, mas a sua inscrição é obrigatória, podendo ser feita através de formulário online.

programa seminário oncologia pediatrica

A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) é uma instituição dedicada ao apoio de crianças com cancro e seus familiares nas áreas de informação e investigação científica em oncologia pediátrica que desenvolve, a título complementar, ações de caráter diverso, nomeadamente atividades lúdicas com crianças e respetivas famílias, eventos de angariação de fundos e campanhas específicas. Constituída em Março de 2009 e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública em Junho de 2010, a Fundação nasceu para colmatar a pouca e difusa informação existente sobre o Cancro Pediátrico, apoiando os pais e as crianças com cancro na compreensão da doença, bem como para contribuir para o avanço da investigação científica nesta área.

Neste sentido, a Fundação estabeleceu como principais projetos a promoção de um Portal de Informação online (PIPOP), o apoio à edição de Publicações, a promoção de um Seminário Anual e o apoio ao desenvolvimento de estudos científicos nesta matéria.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.