Das várias doenças da retina, a Degenerescência Macular da Idade (DMI) é a que tem um maior impacto na qualidade de vida dos doentes.

Estima-se que todos os anos surjam em Portugal três mil novos casos de Degenerescência Macular da Idade (DMI), patologia que atinge já 300 mil pessoas no nosso País. O diagnóstico e início de tratamento atempados são fundamentais para travar a patologia, que é hoje a principal causa de cegueira a partir dos 50 anos de idade, nos países desenvolvidos. De forma a sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce, esta é a Semana da Retina.

A DMI é uma doença degenerativa silenciosa que afecta, de forma progressiva, a zona mais sensível da retina do olho: a mácula, responsável pela visão de pormenor, ou seja, pela nitidez da visão central que permite ler, conduzir e até reconhecer pessoas. Há muitos factores de risco para a DMI, tais como: a idade, a história familiar, os factores genéticos, a raça, e o género.

Geralmente, numa primeira fase, a DMI apenas afecta um dos olhos, pelo que o outro compensa a perda de visão e o doente não se apercebe do que se passa. Só quando a DMI atinge o segundo olho é que há a percepção de que algo de grave aconteceu e a visão que se perdeu já não se recupera.
É fundamental estar atento aos primeiros sinais de alarme: o aparecimento de uma mancha escura ou esbranquiçada no centro do campo visual, a perda rápida de visão, a perda da sensibilidade ao contraste, imagens disformes ou enevoadas, alteração das cores e aumento da sensibilidade à luz.

Esta situação pode já ser tardia para tratar com eficácia o primeiro olho afectado. É por esta razão que os sintomas iniciais devem ser rápida e precocemente detectados e as pessoas com mais de 50 anos aconselhadas a fazer uma observação oftalmológica anual, bem como um despiste à DMI. Existem opções terapêuticas para esta condição, disponíveis nos hospitais públicos do Sistema Nacional de Saúde, que garantem sucesso clínico no tratamento da DMI, sobretudo nos casos em que o diagnóstico é feito atempadamente.

2010-09-30

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.